-> Como se organizar no PCB? -> Contato: pcb@pcb.org.br

Acesse a nova página, clique em: pcb.org.br

Comunicado do XIII Pleno do Comitê Central do Partido Comunista do México

Imprimir PDF

Nos dias 21 e 22 de Junho, na Cidade do México, reuniu-se o XIII Pleno do Comitê Central do Partido Comunista do México. Dele participaram como convidados o Conselho Central da Liga da Juventude Comunista e o Birô Político da Juventude Comunista Revolucionária.

Em sua agenda, encontravam-se o Congresso das Juventudes Comunistas e a formação da Federação de Jovens Comunistas, bases para a integração do V Congresso do Partido Comunista do México, assim como os materiais de debate.

No primeiro ponto foi avaliado positivamente o caminho e os acordos conquistados pela LJR e a JCR, assim como as perspectivas da FJC. O Comitê Central orientou, como tarefas imediatas, trabalhar por uma organização nacional de estudantes e por uma união da juventude trabalhadora. Reiterou-se o caráter da organização juvenil comunista como celeiro de quadros do PCM e como instrumento para a intervenção no conjunto do movimento juvenil e estudantil.

Como importante brigada de reforço, foi realizada a promoção de quadros da JCR para o PCM.

Foram aprovadas as bases – de acordo com os Estatutos e o desenvolvimento organizativo – para a eleição nas células dos delegados e delegadas ao V Congresso. Fixou-se o número de delegados fraternos da Federação de Jovens Comunistas. Aprovou-se o convite aos partidos comunistas e operários irmãos.

Foi aprovado o projeto de Programa, que já teve uma rodada de discussão interna, o projeto de Tese e o conteúdo do Plano Estratégico, assim como o projeto de Estatutos.

É importante destacar que o projeto de Estatutos apresentado pela Comissão, recebeu importantes alterações do Comitê Central, em um apaixonado debate que superou as 100 intervenções, com uma direção: aperfeiçoar as normas leninistas e ajustar-se com maior precisão o centralismo democrático.

Assim, entramos na etapa final, que será concluída com a plenária do V Congresso nos dias 13, 14 e 15 de Setembro, em Oaxaca de Juárez.

O V Congresso do Partido Comunista do México será uma contribuição relevante para o atual período da luta de classes no país e um passo significativo na mais importante das tarefas contemporâneas do proletariado mexicano: a tomada do poder.

Vemo-nos em Oaxaca, cidade proletária, exemplo de combatividade que, com a experiência da APPO, ilumina o caminho da luta revolucionária.

Proletários de todos os países, uní-vos!

O XIII Pleno do Comitê Central do Partido Comunista do México

Fonte: http://www.comunistas-mexicanos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1300

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Sede Nacional: PCB Creative Commons
RUA DA LAPA, 180, conjunto 801. Lapa/RJ. CEP: 20021-180 Partido Comunista Brasileiro
Permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Contato: pcb@pcb.org.br