-> Como se organizar no PCB? -> Contato: pcb@pcb.org.br

Acesse a nova página, clique em: pcb.org.br

Solidariedade ao PC do México, contra as ameaças sofridas pelo camarada Gustavo Adolfo López Ortega

Imprimir PDF

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem expressar publicamente sua indignação e prestar total solidariedade para com o professor Gustavo Adolfo López Ortega, integrante do Birô do Comitê Central do Partido Comunista do México e membro da Comissão Política Nacional da Frente de Esquerda Revolucionária, que, no último domingo, dia 22 de março, foi agredido por sujeitos armados que interceptaram o veículo no qual se encontrava, em direção à cidade de Oaxaca. A agressão ocorreu após o camarada Ortega ter participado da criação da Defensoria Especializada em Jornalistas, Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos, o que revela-se como uma clara ameaça ao movimento popular e social de Oaxaca.

O atentado ocorre em continuidade a ameaças sistemáticas feitas à vida do camarada e à criminalização de sua militância por parte dos meios de comunicação, que, ao final do ano passado, o identificaram como dirigente de uma expressão insurgente, numa lista dos órgãos repressores do Estado mexicano que visava constranger vários quadros do movimento operário e popular. Este mesmo procedimento já redundou no assassinato de militantes do PCM nos estados de Guerrero e Oaxaca, assim como em ameaças a comunistas e membros de outras organizações populares em Morelos, Tamaulipas, Veracruz e na Cidade do México.

Trata-se de uma política de terror de Estado desenvolvida pelo presidente mexicano Peña Nieto, que busca frear a luta de classes em favor dos interesses do grande capital nacional e imperialista.

O PCB solidariza-se com o Partido Comunista do México, repudiando a repressão desencadeada pelas classes dominantes mexicanas e apoiando o partido irmão na exigência por garantia de vida do camarada Gustavo Adolfo López Ortega, dedicado militante das lutas da classe operária e dos setores populares, atuante na Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação e na Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca.

Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Sede Nacional: PCB Creative Commons
RUA DA LAPA, 180, conjunto 801. Lapa/RJ. CEP: 20021-180 Partido Comunista Brasileiro
Permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Contato: pcb@pcb.org.br