Famoso escritor judeu: Ocupação israelense é pior que o Apartheid

imagem

Resumen Latinoamericano / Palestina Libre / 04 de maio de 2016 – O escritor estadunidense de ascendência judaica, Michael Chabon, disse que a opressão israelense contra o povo palestino é pior que o sistema do Apartheid na África do Sul.

Em uma entrevista concedida à agencia francesa de noticias AFP, Chabon afirmou, nesta terça-feira, que se deu conta “da verdadeira natureza” da ocupação israelense após a viagem que realizou em abril passado, acompanhado por outros autores estadunidenses, aos territórios ocupados palestinos.

“Parte do que o torna especialmente horrível para mim e diferente do Apartheid é que o estão fazendo os judeus e eu sou judeu”, declarou à AFP por telefone.

Assim, em outra entrevista publicada pelo jornal judeu estadunidense The Forward, Chabon afirmou que a ocupação dos territórios palestinos pelo regime de Tel Aviv é a “injustiça mais grave” que já viu.

“Que pessoas que passaram por uma perseguição tão terrível e prolongada deem semelhante retorno e, finalmente, oprimam a outro povo a um nível burocrático tal, é de alguma maneira para mim muito mais desalentador que o Apartheid – por mais horrível que fosse o Apartheid – e com isto não tento minimiza-lo”, destacou.

Cabe assinalar que as declarações do escritor judeu-estadunidense, de 52 anos de idade, suscitaram reações na Internet e críticas dos meios de comunicação da direita israelense.

De acordo com as fontes, Chabon começou a se preocupar com a ocupação israelense quando sua esposa, a judia Ayelet Waldman, viajou aos territórios palestinos há dois anos. Esta viagem “abriu os olhos dela”, também escritora, explicou Chabon.

Ele e sua esposa publicaram um livro escrito por proeminentes escritores estadunidenses que centra a atenção nos diferentes aspectos da vida diária dos palestinos sob a ocupação israelense.

No mês de abril passado, Chabon, junto de outros escritores, inclusive Dave Eggers e Geraldine Brooks, esta última agraciada com o Prêmio Pulitzer, visitou as cidades palestinas de Al-Quds (Jerusalém) e Al-Jalil (Hebrom), e os povoados próximos da cidade de Ramallah, no norte da Cisjordânia.

Mais de meio milhão de israelenses vivem em mais de 120 assentamentos ilegais construídos desde a ocupação dos territórios palestinos da Cisjordânia e Al-Quds, em 1967.

Estas colônias israelenses são consideradas ilegais pela Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia (UE) e um grande número de países, já que a Convenção de Genebra proíbe construção em território sob ocupação.

Em 22 de abril passado, o presidente palestino, Mahmud Abás, pediu à comunidade internacional que pressione o regime de Israel para que este ponha fim a suas políticas expansionistas nos territórios ocupados.

Fonte original: Hispan TV

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/05/04/famoso-escritor-judio-ocupacion-israeli-es-peor-que-el-apartheid/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)