Solidariedade à juventude chilena

imagemA União da Juventude Comunista (UJC – Brasil) denuncia o assassinato de dois jovens estudantes chilenos durante as recentes manifestações estudantis que ocorreram na última semana, assim como se solidariza com a família e os amigos de Exequiel Borbarán e de Diego Guzmán, esse último também militante da Juventude Comunista do Chile (JJCC), a quem também estendemos nossa mais militante solidariedade nesse momento.

Nos últimos anos, o movimento estudantil chileno serviu de inspiração para jovens em todo o continente, sendo protagonista de importantes lutas políticas no campo da educação, lutando contra o sistema de ensino neoliberal implementado durante os anos da ditadura Pinochet.

Esse assassinato expressa a intolerância política e o perigoso fortalecimento do senso comum conservador em todo o continente, somando-se a isso a crescente criminalização dos protestos e dos movimentos sociais. A perseguição àqueles que desejam combater o atual modelo de sociedade, sobretudo os jovens, é ainda fortalecida pela ação coordenada da burguesia por toda a América Latina, como bem pudemos observar no caso do assassinato dos 43 normalistas, em Ayotzinapa, e no Brasil com os casos que cotidianamente percebemos nas favelas dos grandes centros urbanos.
É nesse momento de grande dificuldade que devemos redobrar nossos esforços e seguir forte em nossa luta, horando a memória de centenas de jovens que, assim como Exequiel e Diego, deram sua vida na esperança de construir um mundo livre de injustiças e exploração.

Exequiel Borbarán e Diego Guzmán, Presentes!

União da Juventude Comunista – Brasil

Coordenação Nacional