As FARC dão por terminado o cessar-fogo: nova crise nas negociações de Paz

imagemResumen Latinoamericano/Colombia Informa, 22 de maio de 2015 – Um comunicado difundido nas primeiras horas da manhã de hoje, sexta-feira, que leva a assinatura do Secretariado do Estado Maior Central das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC –, anuncia que “contra nossa vontade temos que prosseguir o diálogo em meio ao confronto”. O anúncio foi feito após o massacre perpetrado ontem em Cauca, onde uma vintena de guerrilheiros foi morta.

O anúncio se deu após um ataque conjunto da Força Aérea, do Exército e da Polícia, executado na madrugada de quinta-feira, contra um acampamento da Frente 29 dessa guerrilha em Guapi, Cauca. Inicialmente, foi informado que 18 guerrilheiros tinham sido assassinados no ataque, que não registrou baixas pelas forças oficiais, porém agora a guerrilha afirma que o número de pessoas assassinadas ascende a 26.

“Ainda que Santos anuncia que manterá a ofensiva, insistiremos na necessidade de acordar o quanto antes, para a saúde do processo de paz e para evitar novas vítimas, o cessar-fogo bilateral que com tanta insistência reclamam as maiorias nacionais”, afirmam as FARC em seu comunicado, onde, além disso, esclarecem que a suspensão do cessar-fogo “não estava em nossa perspectiva”, porém que tiveram que tomar essa decisão “após 5 meses de ofensivas terrestres e aéreas contra nossas estruturas em todo o país”.

A determinação do cessar-fogo unilateral e por prazo indeterminado tinha sido proclamado pelas FARC em 20 de dezembro de 2014 como um gesto humanitário e de diminuição do conflito, e durante 5 meses contou com verificação da Frente Ampla pela Paz e expressões do movimento social e político da Colômbia.

Os bombardeios de quinta-feira foram os primeiros após a ordem de reiniciar os ataques contra a guerrilha dada pelo presidente Juan Manuel Santos em 15 de abril passado. Naquele momento, depois de reunir-se com a cúpula militar, o presidente da República ordenou reativar de “imediato” os bombardeios às FARC que havia suspendido cinco semanas antes.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/05/22/las-farc-dan-por-terminado-el-cese-al-fuego-nueva-crisis-en-las-negociaciones-de-paz/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria