Um novo “falso positivo jurídico” na Colômbia? Prisão de 15 colombianos acusados de pertencer a uma célula insurgente

imagemPor Dick Emanuelsson/ Resumen Latinoamericano/ ANNCOL/ 10 de Jul. 2015.- Presos 15 colombianos, entre eles o colega e jornalista Sergio Segura, da Agencia Colombia Informa (AIC). Andrés Rojo, editor nacional da AIC, fala com ANNCOL.

Os organismos de segurança prenderam, em 8 de julho, 15 colombianos acusados de estourar dois foguetes em nome do ELN em Bogotá, em 3 de julho. A prova cabal do Estado são alguns panfletos no lugar dos fatos supostamente assinados pelo ELN. Até o momento a guerrilha do ELN não assumiu nenhuma responsabilidade pelo episódio.

Juan Manuel Santos, que estava no momento na reunião da Alianza Pacífica no Peru, interrompeu sua viagem imediatamente e regressou à Colômbia para declarar rapidamente que foi do ELN a autoria das explosões.

A mesma sentença categórica expediu o presidente ontem, quarta-feira, 8 de julho, declarando 15 colombianos como guerrilheiros do ELN e responsáveis de ter atirado as duas bombas em Bogotá.

Santos continua no mesmo caminho de seu antecessor Álvaro Uribe, que também tinha o costume de sentenciar pessoas detidas ANTES dos tribunais ou da polícia fazer o seu trabalho, substituindo a justiça. Vale dizer que quatro dos 15 detidos nem sequer estavam em Bogotá no dia 3 de julho, mas em um evento fora da capital, o que confirma o reitor da Universidade Pedagógica, Adolfo León Atehortúa.
Por isso, cheira a um “Falso Positivo Jurídico”, defende Andrés Rojo, editor nacional da Agencia Colombia Informa na seguinte entrevista com ANNCOL. Um dos 15 detidos é Sergio Segura, que é repórter da agência.

Da redação de ANNCOL nos solidarizamos com a Agencia Colombia Informa e o colega e companheiro Sergio Segura. Sabemos na própria carne o que significam os golpes do Terrorismo de Estado quando se decide atuar mediante montagens para silenciar os meios de comunicação que não conseguem controlar pelo Poder Fático.

Foto: O colega e jornalista Sergio Segura da Agencia Colombia Informa. Foto: AIC.

Áudio da entrevista com Andrés Rojo: https://app.box.com/s/62ldmiz5i6oltpnnnrerwfe9caqwc8xu

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/07/10/colombia-un-nuevo-falso-positivo-judicial-en-colombia-detienen-a-15-colombianos-acusados-de-pertenecer-a-una-celula-insurgente/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria