De Eduard Bernstein ao novo reformismo - Revisionismo

Artigos

altMiguel Urbano Rodrigues

A história do movimento operário e do movimento comunista é riquíssima em ensinamentos. Tendo, como sempre teve, que procurar soluções novas para uma sociedade nova em quadros de extrema complexidade e perante uma relação de forças em regra muito desigual, seria talvez inevitável que fossem muitos os erros cometidos, muitas as opções que, em vez de reforçar o movimento, o enfraqueceram e conduziram a derrotas. E é com os erros que mais há a aprender. Evitar repeti-los é evitar repetir derrotas.

Atualizado em 17.01.17

Leia mais...

 

Onde está o coveiro? Reflexões sobre o futuro do capitalismo

Artigos

altRodrigo Gonsalves, texto apresentado no evento “Futuro e Hipótese Comunista” realizado pelo Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia na UFABC.

Ao final do primeiro capítulo do Manifesto, Marx e Engels são contundentes ao afirmarem que “a burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis”. Desde 1848, data de publicação da obra acima mencionada, o capitalismo já foi colocado em xeque em diversas ocasiões e saiu, se é que pode­-se utilizar este

Atualizado em 17.01.17

Leia mais...

 

O PODER POPULAR Nº 16

Notícias

altEstá no ar a edição nº 16 de O PODER POPULAR, um jornal a serviço das lutas populares e da revolução socialista, editado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Atualizado em 17.01.17

Leia mais...

 

Marx e Engels como historiadores da literatura, de György Lukács

Biblioteca comunista

altChegou o novo título da coleção Biblioteca Lukács, coordenada por José Paulo Netto na Boitempo! Marx e Engels como historiadores da literatura oferece um precioso mapa da visão de Marx e Engels sobre a arte, feito por um dos maiores filósofos marxistas e pensadores da estética no século XX.

Atualizado em 17.01.17

Leia mais...

 

Fidel Castro e Ignácio Ramonet: cem horas e um documento histórico

Notícias

altMatéria originalmente publicada na revista eletrônica Fórum em 2006, contendo uma seleção de trechos da obra Fidel Castro: biografia a duas vozes, escrito por Ignácio Ramonet, feita com base em cem horas de entrevista com o líder da Revolução Cubana.

Por Renato Rovai

Atualizado em 17.01.17

Leia mais...