Entrevista com Jorge Dimitrov

Entrevistas com a História

7º Congresso da Internacional Comunista conclama a unidade popular contra o fascismo.

O ambiente do lado de fora daquele imenso salão, onde acabava de se reunir a plenária final do 7º Congresso da Internacional Comunista, estava bastante agitado e tomado por um esfuziante otimismo - como se a esperança tivesse vencido o medo. Os delegados de vários países se despediam e se desejavam boa sorte. Mas, infelizmente, muitos deles não poderiam deixar o solo soviético porque seus países eram como pátrias ocupadas por um exército invasor. Lá o fascismo havia chegado ao poder e esmagado todo e qualquer vestígio de liberdade democrática. Entre aqueles rostos variados, representando quase todos os povos da terra, também era possível notar a ausência de vários dirigentes comunistas como Gramsci e Thaelmann, que padeciam em prisões fascistas.

Atualizado em 20.02.17

Leia mais...

 

Síria, a Revolução e a Esquerda Latino Americana

Artigos

imagem

Resposta a San Tiago Alba Rico*

Por Atilio Borón

Na sua réplica ao meu artigo, Santiago Alba Rico, aprofunda seus argumentos originais. [1] Eu vejo duas dimensões axiais em seu argumento. 1) irrompeu no cenário internacional uma luta entre potências imperialistas, travada em cenários muito diversos, como o Médio Oriente e a Ucrânia. 2) as revoluções no mundo árabe falharam, porque não tinham apoio internacional dos governos europeus de esquerda, e dos governos progressistas e de esquerda da América Latina. Eu, humildemente, para além da opinião de Alba Rico, acredito que algumas questões devem ser tratadas de forma diferente.

Atualizado em 20.02.17

Leia mais...

 

Debate: Migrações Femininas

Notícias

imagem

O Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro - RJ, convida para o debate "Migrações Femininas", neste sábado.

Para discutir esse tema convidaram:

- Rócio Salazar: Coordenadora do Movimento Cultural Encontros Latinoamericanos;

- Shirley Orozco: Consul da Bolívia no Rio de Janeiro e Pesquisa Social;

- Cleusa Santos: Professora da UFRJ e Pesquisadora de Migrações.

Atualizado em 20.02.17

Leia mais...

 

Ganhar Milhões de Mulheres para o Programa do Partido

História do PCB

imagem

Há um senso comum na esquerda brasileira, principalmente a influenciada pelo petismo e o pós modernismo, de que durante a História do comunismo brasileiro certos temas como a luta das mulheres seriam negligenciados, não teriam grandes discussões internas nem uma política efetiva de massas.

A Fundação Dinarco Reis publica novamente a intervenção da camarada Olga Maranhão durante o IV Congresso do PCB, em novembro de 1954. Uma das pautas desse congresso foi o balanço e efetivação da política do partido para mulheres. Sempre preocupado em organizar, aprender e mobilizar as mulheres da classe trabalhadora, o PCB foi o primeiro partido (com todas as suas limitações) a defender abertamente a participação revolucionária das mulheres no mundo da política.

Atualizado em 20.02.17

Leia mais...

 

Nelson Werneck Sodré: uma obra militante.

Artigos

imagem

Por Paulo Ribeiro da Cunha.

Professor de Teoria Política da Unesp.

Ao longo da história brasileira, vários intelectuais se destacaram pelo conjunto de sua obra, poucos, no entanto, somam a este reconhecimento uma inserção militante, especialmente no campo popular. Recentemente, alguns deles começaram a ser resgatados no debate político e acadêmico; todavia, entre eles há uma singularidade que foi Nelson Werneck Sodré. Ele desenvolveu sua trajetória na perspectiva de duas vocações, a primeira, a vocação como militar de carreira; a segunda, como intelectual de profícua obra de cerca 56 livros, além de autor de milhares de artigos, abordando várias áreas

Atualizado em 20.02.17

Leia mais...