Reflexão sobre histórias polémicas do PCUS, da Revolução de Outubro e da URSS

Artigos

por Miguel Urbano.

Este artigo foi escrito para ser incluído num livro póstumo que estou a preparar. Alterei essa decisão porque a minha companheira me persuadiu de que a sua publicação imediata, nestes dias em que a Humanidade (incluindo Portugal) está atolada na crise estrutural do monstruoso sistema do capital condenado a desaparecer pode ser útil.

Li em 1961, na Guiné Conakri, a tradução francesa da História do Partido Comunista (bolchevique) da URSS, revista e aprovada em 1938 pelo Comité Central do PCUS. Em Portugal, por iniciativa do camarada Carlos Costa, a referida História foi publicada em 2010 [1] com o subtítulo Breve Curso e um prefácio, muito elogioso, de Leandro Martins, então chefe da redação do Avante!. A iniciativa gerou polemica no PCP.

OLHARES INCOMPATÍVEIS SOBRE A HISTÓRIA

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

A PEC 241 e o desmonte do Brasil

Notícias

imagemPublicado mais um extenso conjunto de textos e documentos que se orientam pela perspectiva crítica à política antipopular do atual executivo federal. Diferentemente do que prega o governo usurpador, a PEC 241 não irá “retirar o país do vermelho”, nem tampouco contribuirá para “construir o Brasil”. Na verdade, a PEC 241 é a demonstração cabal de que nos momentos de crise, deve imperar a lógica da “socialização das perdas e da privatização dos lucros”. Ou seja, quem vai “pagar o pato” da crise serão, novamente, os trabalhadores.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Lênin: Teoria e Prática Revolucionária

Notícias

altNo próximo dia 14, quarta-feira, a Fundação Dinarco Reis (FDR) convida todas e todos para o lançamento do livro "Lenin: Teoria e Prática Revolucionária".

Organizado por Marcelo Braz (UFRJ) e Anderson Deo (UNESP), o debate contará, além dos organizadores, com José Paulo Netto (UFRJ), Antônio Carlos Mazzeo (USP), Mauro Iasi (UFRJ) e o candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PCB: Heitor César.

Em tempos de crises, golpes, fascistização e cretinice parlamentar, debater Lênin é um exercício impreterível para todos que anseiam por transformações radiais em nossa sociedade!

Não perca!

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

O Socialismo Africano Revisitado

Temas em Debate

O Socialismo Africano revisitadoPor Kwame Nkrumah, via Marxists.org, traduzido por Gabriel Landi Fazzio

Nascido em 21 de setembro de 1909, Kwane Nkrumah foi o grande líder da independência de Ghana e um dos mais influentes pensadores do chamado ‘socialismo africano’. Influenciado pelas ideias de Marcus Garvey, do marxista C.L.R. James, do exilado russo Raya Dunayevskaya e do sino-americano Grace Lee Boggs, Nkrumah desenvolveu sua obra em constante relação com os desenvolvimentos da luta independentista na África.

O texto abaixo foi originalmente lido no Seminário Africano que ocorreu no Cairo, sob o convite de dois órgãos, o “At-Talia” e o “Problemas da Paz e Socialismo”.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Se a cidade fosse dos trabalhadores e das trabalhadoras por Marcelo Braz

Temas em Debate

altNesse ensaio Marcelo Braz, professor doutor da Escola de Serviço Social da UFRJ, didaticamente demonstra como a construção do espaço urbano nas grandes cidades também é essencialmente marcada pela luta de classes. Tendo o Rio de Janeiro como grande laboratório de remodelamento de uma cidade voltada para o grande capital, Braz expõe as contradições desse modelo segregador sem menosprezar as diversas resistências políticas e culturais da classe trabalhadora. Justamente às vésperas de eleições municipais vale a leitura para pensarmos uma alternativa popular e anticapitalista nas diversas lutas urbanas.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...