Edição completa do jornal Voz Operária, órgão central do PCB, agosto de 1969

Biblioteca comunista

Edição completa do jornal Voz Operária, órgão central do PCB, agosto de 1969

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

O PCB e a guerra da Coréia: Memória, História e Imaginário Social

E por falar em PCB

Na década de 1950, um dos objetivos dos comunistas brasileiros era o de impedir a participação do Brasil na Guerra da Coréia ao lado dos Estados Unidos. O PCB patrocinou a “Campanha Contra o Envio de Soldados Brasileiros para a Coréia”, através de passeatas, enterros simbólicos, coleta de assinaturas, comícios relâmpagos, manifestações populares etc., objetivando pressionar a opinião pública brasileira e, sobretudo, o governo para que o Brasil não enviasse nenhum membro das forças armadas para participar do conflito, a primeira intervenção militar liderada pelos EUA na chamada Guerra Fria. As mobilizações do PCB, dentre as quais se destacou a corajosa ação empreendida por Elisa Branco em São Paulo, foram fundamentais para impedir o envio de tropas brasileiras pelo governo. Jayme Ribeiro, Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP), neste trabalho, reconstrói a memória acerca do ideário pacifista abraçado pelos comunistas naquele período histórico.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

A Revolução de Outubro

Artigos

Quase um século depois do acontecimento mais importante da História até hoje: a primeira revolução proletária do mundo.

Assinalamos a data com um texto que pretende apenas dar uma visão geral do processo revolucionário russo, como forma de incentivarmos o seu estudo e as lições que ele traz para a luta dos trabalhadores nos dias de hoje.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Marxismo e religião

Notícias

A questão religiosa esteve presente nos estudos e análises desenvolvidos pelo marxismo desde o início, como indicam os trabalhos dos jovens Marx e Engels sobre as relações entre religião, filosofia, política, ideologia e revolução. Apesar da forte presença da questão religiosa nas reflexões dos principais teóricos marxistas, ao longo dos anos o debate sobre o tema foi relativamente subvalorizado por conta de uma interpretação equívoca do legado marx-engelsiano, que concebia o fenômeno religioso como um mero reflexo da dinâmica econômica ou como simples ideologia passadista, destinada ao desaparecimento histórico.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Lançamento do livro Luta e Memória

Notícias

Lançamento:

Luta e Memória: A preservação da memória histórica do Brasil e o resgate de pessoas e de documentos das garras da ditadura.

Com depoimentos de Zuleide Faria de Melo, Marly Vianna e Dora Henrique da Costa, o livro organizado pela Professora Maria Ciavatta fala sobre a luta pela preservação dos arquivos de Astrojildo Pereira bem como do resgate de pessoas e documentos durante a ditadura.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...