O Socialismo Africano Revisitado

Temas em Debate

O Socialismo Africano revisitadoPor Kwame Nkrumah, via Marxists.org, traduzido por Gabriel Landi Fazzio

Nascido em 21 de setembro de 1909, Kwane Nkrumah foi o grande líder da independência de Ghana e um dos mais influentes pensadores do chamado ‘socialismo africano’. Influenciado pelas ideias de Marcus Garvey, do marxista C.L.R. James, do exilado russo Raya Dunayevskaya e do sino-americano Grace Lee Boggs, Nkrumah desenvolveu sua obra em constante relação com os desenvolvimentos da luta independentista na África.

O texto abaixo foi originalmente lido no Seminário Africano que ocorreu no Cairo, sob o convite de dois órgãos, o “At-Talia” e o “Problemas da Paz e Socialismo”.

Atualizado em 28.02.17

Leia mais...

 

Lênin: Teoria e Prática Revolucionária

Notícias

altNo próximo dia 14, quarta-feira, a Fundação Dinarco Reis (FDR) convida todas e todos para o lançamento do livro "Lenin: Teoria e Prática Revolucionária".

Organizado por Marcelo Braz (UFRJ) e Anderson Deo (UNESP), o debate contará, além dos organizadores, com José Paulo Netto (UFRJ), Antônio Carlos Mazzeo (USP), Mauro Iasi (UFRJ) e o candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PCB: Heitor César.

Em tempos de crises, golpes, fascistização e cretinice parlamentar, debater Lênin é um exercício impreterível para todos que anseiam por transformações radiais em nossa sociedade!

Atualizado em 28.02.17

Leia mais...

 

Participação do PCB nas lutas no campo por Ronilson Barboza de Sousa

E por falar em PCB

altContribuição ao debate sobre a participação do PCB nas lutas no campo:

Um breve balanço da atuação do PCB junto ao camponeses.

Atualizado em 28.02.17

Leia mais...

 

Se a cidade fosse dos trabalhadores e das trabalhadoras por Marcelo Braz

Temas em Debate

altNesse ensaio Marcelo Braz, professor doutor da Escola de Serviço Social da UFRJ, didaticamente demonstra como a construção do espaço urbano nas grandes cidades também é essencialmente marcada pela luta de classes. Tendo o Rio de Janeiro como grande laboratório de remodelamento de uma cidade voltada para o grande capital, Braz expõe as contradições desse modelo segregador sem menosprezar as diversas resistências políticas e culturais da classe trabalhadora. Justamente às vésperas de eleições municipais vale a leitura para pensarmos uma alternativa popular e anticapitalista nas diversas lutas urbanas.

Atualizado em 28.02.17

Leia mais...

 

Carlos Nelson Coutinho

Notícias

altEm 28 de junho de 2016, dia em que Carlos Nelson Coutinho completaria 73 anos, marxismo21 homenageou o autor com a publicação de um extenso dossiê sobre a sua obra teórica. Nesta página são divulgados livros, artigos, entrevistas etc. bem como diversos textos e vídeos que examinam o profícuo trabalho intelectual desse pensador.

Atualizado em 28.02.17

Leia mais...