Entrevistas com a História

A entrevista perdida de Che Guevara

altA entrevista perdida de Che Guevara

Fonte: Diário Liberdade

Che Guevara, então ministro da Indústria de Cuba, em 1963

Em 13 de dezembro de 1964, o então ministro de Indústrias de Cuba comparecia aos estúdios da rede de televisão estadunidense CBS para conceder uma entrevista aos jornalistas Paul Niven e Richard C. Hottelet (CBS) e Tad Szulc (New York Times) durante o programa “Face to Nation”.

A Televisão Cubana recuperou a entrevista e a exibiu na última semana no programa “La Pupila Asombrada”, do canal Cubavisión.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Não houve primaveras nem foram árabes

Esta importante entrevista com Ahmed Bensaada, académico argelino radicado no Canadá, conhecedor profundo da realidade, desmascara o caráter democrático das chamadas "Primaveras Árabes", a sua origem e verdadeiros objetivos. E pergunta: por que razão as chamadas Primaveras árabes deixaram intocadas as antidemocráticas monarquias árabes?

Autor de dois livros sobre este tema, "Arabesco americano", em 2011, e Arabescos, em 2015, Ahmed Bensaada defende e prova que as chamadas "Primaveras árabes", nada tiveram de primaveril e muito menos de árabe…

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Festival de Cannes 2016 | Críticas de Ken Loach à UE ainda repercutem

O Festival de Cannes - considerado o maior e mais importante festival de cinema do mundo - já terminou e teve como grande vencedor o filme I, Daniel Blake,  que conta a história de um carpinteiro de 59 anos que, durante um exame médico de rotina, recebe o diagnóstico de um problema cardíaco e é aconselhado pelos médicos a parar de trabalhar. Entretanto, a seguridade social ameaça-o com sanções financeiras caso não consiga um emprego.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

Entrevista concedida pelo linguista e ativista de esquerda estadunidense Noam Chomsky

A Fundação Dinarco Reis oferece, em primeira mão, em português, resumo de uma entrevista mais extensa concedida pelo linguista e ativista de esquerda estadunidense Noam Chomsky e que compõe o livro Sin azúcar, de Jorge Majfud, a ser publicado este ano, na Espanha, pela Editorial Irreverentes.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 

EUA: Por um novo Partido Comunista

Entrevista com a cientista política marxista Jodi Dean, autora do livro O Horizonte Comunista

Por Jodi Dean, via AntidoteZine, traduzido por Mayara Pinho e Patrícia Ferreira-Lemos.

Esta é a tradução de uma entrevista realizada com a cientista política Jodi Dean. Professora nas Universidades de Hobart e Willian, Jodi explora temas como o marxismo, a psicanálise, o pós-estruturalismo e o pós-modernismo, trazendo contribuições para aspectos da teoria política contemporânea, como a questão da mídia e a teoria feminista, principalmente com sua teoria do capitalismo comunicativo. Nesta entrevista que concedeu em 23/01/2016, ela fala sobre os possíveis caminhos da esquerda na conjuntura atual dos Estados Unidos, a partir de suas próprias reflexões sobre a política e a sociedade.

Atualizado em 18.01.17

Leia mais...

 
More Articles...