Protestos no Haiti são uma expressão do deblace do sistema político dependente

Resumo Latino-americano/AVN – Protestos liderados pelo povo haitiano contra as forças estrangeiras que ocupam o país desde 2004 “são a expressão mais clara da derrocada de um sistema político baseado na exacerbação da dependência.”

Isto foi afirmado em uma entrevista com a Agência Venezuela de Notícias (AVN), o coordenador do Comitê Democrático Haitiano na Argentina (CDHA), Henry Boisrolin.

Para o dirigente, as estruturas do país caribenho “desmoronaram completamente, causando terríveis resultados em todas as áreas da vida do povo.”

Nestes dias, o Haiti está enfrentando uma situação crítica na sequência de um surto de cólera que matou 1.344 pessoas, além de um terremoto no início deste ano e a passagem do furacão Thomas.

Mas os altos níveis de pobreza extrema e da fome não se limitam a “fenômenos climáticos e naturais”, mas têm as suas razões em uma classe política dirigida desde a Casa Branca e desrespeitosa com instituições, como foi o golpe de 2004 contra o Presidente Jean-Bertrand Aristide.

“Reduzir o que está acontecendo há alguns dias apenas tendo em conta o surto de cólera seria um grave erro de análise”, disse Boisrolin.

Para o coordenador do CDHA “as raízes são mais profundas, e remontam uma longa história que começou com a primeiro ocupação militar dos EUA no Haiti entre 1915 e 1934.

Durante essa intervenção dos EUA, o Haiti foi transformado “em uma perfeita neo-colônia” de Washington, onde ele produziu “as péssimas condições desumanas de existência que conhecemos.”

Denúncias contra a Minutash

Com a derrubada de Aristide e sua deportação para a África, as Nações Unidas (ONU) enviou ao Haiti a chamada Missão de Estabilização (Minutash), composto por militares de vários países do mundo.

Segundo Boisrolin, desde que essas forças ingressaram no Haiti, se multiplicaram estas queixas sobre a responsabilidade dos soldados com “a violação de mulheres e meninas haitianos” e o roubo de animais aos agricultores.

Ele também revelou que as forças estrangeiras são a causa da “repressão e assassinatos de ativistas em bairros populares.”

Devido ao surto de cólera, os moradores haitianos queixaram-se que a Minutash é responsável por gerar esta epidemia, e sugeriu que os soldados do Nepal depositam seus resíduos fecais no Rio Artibonite.

Em resposta, os cidadãos na semana passada lideraram os protestos em todo o país, onde as forças estrangeiras mataram três pessoas e suas ações deixaram um saldo de dezenas de feridos.

“Deve-se ressaltar que tais protestos também revelam que o povo haitiano depois de terem sofrido derrotas severas nunca desistiu”, disse o coordenador do CDHA.

Boisrolin explicou que o protesto contra a Minutash e o rechaço ao governo do presidente René Préval, “são a expressão da necessidade de uma profunda mudança que tem que começar com a recuperação de nossa soberania e nosso direito à autodeterminação”.

Eleições em tempos de crise

Como uma “farsa notável em meio a uma situação trágica”, assim Boisrolin qualificou as eleições presidenciais no Haiti a partir de 28 de novembro.

O dirigente disse em uma nação ocupada, com um Conselho Eleitoral Provisório (CEP) “totalmente dependente do Poder Executivo” e com um milhão e meio de pessoas que sobrevivem em barracas desde o terremoto de janeiro passado, “o governo pretende realizar eleições com gastos estimados em 29 milhões de dólares. “

“Como conformaram o processo eleitoral? Pergunta cuja resposta só tem o CEP – Conselho Eleitoral Provisório. Além disso, como tudo está sob controle da chamada comunidade internacional, a partir de nenhum ponto de vista qualquer ato eleitoral pode ser considerado como uma expressão da soberania popular “, disse ele.

Para Boisrolin, a atual epidemia de cólera demonstra “a incapacidade e a indiferença do governo para com o sofrimento dos setores populares”, porque “estas eleições não são ser uma preocupação para eles.”

Durante esta jornada, soube-se que os candidatos presidenciais Josette Bijou, Gérard Blot, Garaudy Laguerre e Jeudy Wilson enviaram uma carta aberta para Préval para adiar a data da eleição, além de buscar um plano para combater o surto de cólera.

Estas eleições irão eleger um novo presidente, 11 dos 30 senadores e 99 membros da Câmara dos Deputados.

Também foi descoberto na quarta e quinta-feira desta semana que se desenvolveram diversas manifestações para exigir que o processo eleitoral seja suspenso em virtude da situação de profunda crise no Haiti.

Fonte:http://www.resumenlatinoamericano.org/index.php?option=com_content&task=view&id=2463&Itemid=49&lang=en

Categoria