James Petras acusa Podemos e Syriza de “colaboracionistas com os patrões”

imagemResumen Latinoamericano /CX36 Radio Centenario/ 26 de janeiro de 2016 – Na entrevista semanal que a Rádio CX36 do Uruguai realiza com o intelectual estadunidense James Petras, o jornalista Efraín Chury Iribarne perguntou: Vou perguntar sobre a Espanha porque o líder do Podemos, Pablo Iglesias, concorreu como vice-presidente do Executivo junto com o PSOE e Izquierda Unida. Surpreende esta proposta para superar a crise espanhola que, naturalmente, não será superada com Rajov, porém tampouco com o PSOE da maneira que governou antes.

JP: Exatamente.

Porque a fonte da crise econômica são as medidas tomadas pelo PSOE, o mal denominado Partido Socialista da Espanha, e, depois, as medidas de austeridade do denominado Partido Popular (PP) foram produto das políticas do Fundo Monetário acordadas com o PSOE. Todo o mundo entendeu isso. Por isso, castigou e muitos milhões de pessoas saíram às ruas para protestar. Como resultado, a direita dura ganhou e continuou com as mesmas políticas. Por essa razão podia surgir o Podemos como uma alternativa ao PSOE e ao PP. E agora, o Podemos termina abraçando os mesmos políticos que são os grandes responsáveis pela crise e por todas as origens do Podemos.

Por que o Podemos trai suas raízes, suas origens e seus apoiadores?

Porque estes partidos de pequenos burgueses, acadêmicos, igual ao SYRIZA na Grécia, só sabem como colaborar na luta de classes. São colaboracionistas com os patrões, utilizando um discurso aparentemente rebelde para conseguir o voto do eleitorado e, depois, fazer uma aliança com o PSOE.

Todas estas chamadas alternativas não são realmente alternativa. São outra cara da reação. Agora o mostra Pablo Iglesias, que não é diferente de Alexis Tsipras da Grécia. Todos vão criticar até que conseguem a oportunidade de entrar no gabinete e desfrutar dos privilégios do poder.

Podemos dizer que eles, na próxima eleição, cairão porque perderam a imagem de ser uma alternativa.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/01/27/james-petras-acusa-a-podemos-y-syriza-de-colaboracionistas-con-los-patrones/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria