Que neste 8 de fevereiro, a liberdade chegue ao prisioneiro político Huber Ballesteros

imagemPublicado por LARGA VIDA A LAS MARIPOSAS

Em 25 de agosto de 2013 foi detido, vítima de uma montagem judicial, o líder social e popular Huber de Jesús Ballesteros, diretor da Central Unitária dos Trabalhadores (CUT), integrante da Junta Patriótica Nacional do Movimento Político e Social Marcha Patriótica, vice-presidente da Fensuagro e porta-voz da Mesa Agrária Nacional (MIA). Como represália pela vitoriosa Greve Agrária levada a cabo nesse ano, o Estado colombiano decidiu arbitrariamente que Huber devia passar a engrossas a vergonhosa cifra de 9.500 prisioneiros políticos colombianos. Concomitantemente, se desenvolviam as conversações entre a insurgência das FARC-EP e o governo colombiano encabeçado por Juan Manuel Santos, em Havana, Cuba. O discurso oficial se encheu de palavras alusivas à paz, no entanto, paralelamente e em contradição ao que se dizia, perpetuava a perseguição e a criminalização do movimento social e popular.

Já fazem quase 2 anos e 6 meses que Huber Ballesteros está injustamente privado de sua liberdade. A situação de violação de direitos fundamentais que padece Huber e o restante dos prisioneiros políticos é totalmente antagônica ao momento que atravessa a Colômbia e que representa a ilusão da paz que tanto necessita o país.

Nós da Coalizão Nacional e Internacional pela Liberdade e o Tratamento Digno das e dos Prisioneiros Políticos “Larga Vida a las Mariposas” fazemos um chamado para que os gestos de paz do governo colombiano se ampliem e gerem um clima de confiança, permitindo ao movimento social e popular colombiano crer na possibilidade de uma abertura democrática, na qual o direito fundamental a participar politicamente não se veja atropelado pela aniquilação e a arbitrariedade.

Em 8 de fevereiro ocorrerá a audiência para solicitar a revogação da medida disciplinar que recai sobre Huber. Exigimos que seja esse o cenário para que cesse a vergonhosa situação imposta a este incansável lutador pela dignidade dos trabalhadores e dos campesinos.

Também agradecemos aos distintos setores que acompanharam Huber Ballesteros e os alentamos a seguir na reivindicação e no pronunciamento por sua liberdade e a de todas e todos os prisioneiros políticos colombianos.

PORQUE EM TEMPOS DE PAZ, A PRISÃO NÃO É A SOLUÇÃO!

#PazEsLibertad

Coalizão Nacional e Internacional pelo Tratamento Digno e pela Liberdade das e dos Prisioneiros Políticos Colombianos

“Larga Vida a las Mariposas”

Colômbia, 4 de fevereiro de 2016

coalicion.lvm@gmail.com
@traspasamuros

Fonte: http://libertadparalasmariposas.blogspot.com.br/2016/02/que-este-8-de-febrero-la-libertad.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria