COLÔMBIA: 502 internos de 15 prisões do país se somam à greve de fome

imagemResumen Latinoamericano / ContagioRadio / 16 de fevereiro de 2016 – No marco da greve de fome que se realiza em diversas prisões do país, esta semana foi anunciado que ela já fome alcança 506 internos em 15 centros penitenciários e as medidas de desobediência civil alcançam 4.470 privados de liberdade. Além disso, a situação de cerca de 106 internos é crítica devido à gravidade de seu estado de saúde e à falta de assistência médica, como o caso de José Angel Parra, que está 17 dias sem receber os medicamentos para leucemia da qual padece.

Há mais de 3 semanas, internos de diversos cárceres do país se mantém em jornada de protesto frente ao descumprimento por parte do governo da Colômbia nos gestos de paz, aos quais se comprometeu em dezembro de 2015. Segundo os internos, dos 30 indultos apenas se executaram 26 e não se realizaram brigadas de saúde nem concentração em pátios especiais.

A este respeito, o professor Miguel Angel Beltrán se uniu, a partir desta terça-feira, à greve de fome em solidariedade às pessoas que exigem o cumprimento por parte do governo nacional dos compromissos adquiridos. Beltrán afirma que, sem ser parte integrante das FARC, se une pela profunda crise e pelas múltiplas situações indignas que os presos vivem diariamente nos cárceres colombianos.

No comunicado do professor, difundido na segunda-feira, recorda que a situação é tão urgente como o era no caso de “John Jairo Moreno”, que “há dez dias morreu em um hospital de Pereira esperando um ato de humanidade do governo, que nem sequer permitiu que terminasse seus últimos dias na companhia de sua esposa e seus filhos pequenos”.

Assim, os internos seguem solicitando a solidariedade nacional e internacional, posto que o governo tentou desprestigiar e negar a greve massiva, a desobediência civil e a greve de fome que ocorre, para não atender às exigências dos internos.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/02/17/colombia-502-internos-de15-carceles-del-pais-se-suman-a-la-huelga-de-hambre/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria