Não mais guerra suja contra defensores de direitos humanos

imagemHavana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 11 de março de 2016, ano da paz

Preocupante, muito preocupante a onda de assassinatos de defensores de Direitos Humanos e de ativistas políticos que está estremecendo a Colômbia nos últimos dias.

De Havana, nossa solidariedade e condolência aos familiares e amigos de MARISELA TOMBE, KLAUS ZAPATA, WILLIAM CASTILLO, ALEXANDRE OIME e MILTON ESCOBAR, as vítimas mais recentes da intolerância e do paramilitarismo, que se apresenta desafiante e impune contra a boa marcha do processo de paz. Se o governo não combate resolutamente o fenômeno paramilitar, está contribuindo com sua indiferença ao configurar a guerra suja pós-conflito, principal ameaça a nossa reconciliação.

Não pode proclamar-se como Estado Social de Direito um regime que continua tolerando a ação criminosa do paramilitarismo e a permanência da concepção contrainsurgente do inimigo interno. No que se refere ao mandato deste Governo, segundo o programa SOMOS DEFENSORES foram agredidos 2.244 defensores e defensoras de Direitos Humanos, dos quais 1.687 receberam ameaças, ao menos 346 foram assassinados, 206 foram vítimas de atentados, 131 detidos arbitrariamente, 29 processados e 16 desaparecidos.

Perguntamos: Como isto pode ocorrer em meio a um processo de paz que avança para a assinatura do acordo final? Exigimos uma resposta precisa e coerente, não declarações vagas. Não se pode dar mais longevidade ao desmonte do fenômeno do paramilitarismo, se realmente queremos o fim da guerra e a NÃO REPETIÇÃO.

Solicitamos ao escritório do alto comissionado para a defesa dos Direitos Humanos das Nações Unidas na Colômbia, tomar atenta nota destes fatos e colocá-los ao conhecimento do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Mesa deve abrir às organizações sociais e populares suas portas para que tragam propostas e que no marco da discussão do Fim do Conflito, contribuam com o desmantelamento da impunidade e do paramilitarismo.

DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP

Vídeo:https://www.youtube.com/watch?list=PLw5jxLJMHoB3C_oCCwcxM8bYrC6mbGhPH&v=TL9uU1utkEg

Fonte: https://www.pazfarc-ep.org/noticias-comunicados-documentos-farc-ep/delegacion-de-paz-farc-ep/3364-no-m%C3%A1s-guerra-sucia-contra-defensores-de-derechos-humanos

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria