SE MORAR É UM DIREITO OCUPAR É UM DEVER!

Na noite de sábado, 15/04, o Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou duas ocupações na periferia de Brasília. As ocupações estão firmes nas cidades de Ceilândia e Samambaia. O movimento reivindica o cumprimento de acordos feito com o Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), resultantes de reiteradas ocupações nos anos de 2014 e 2015.

Os acordos foram firmados com a promessa por parte do governo de destinação de moradias em áreas pré-estabelecidas pelo movimento, efetivação das chamadas do programa Morar Bem, assim como destinação de recursos para o auxílio aluguel. Nada disso tem sido cumprido pelo governo. O governo em suas declarações diz que tem atendido o Movimento e desloca o centro do problema hora para uma suposta “má gestão de governos passados”, hora para “a falta de recursos, devido a crise”. Estes dois argumentos não se sustentam pois o governo atual diminuiu drasticamente o incentivo ao programa Morar Bem e, em contrapartida, exerce reiteradamente isenções fiscais ao empresariado local, principalmente ao setor imobiliário e de construção civil.

A concentração fundiária em Brasília é absurda, uma das maiores do Brasil e cresce a cada ano que se passa. No mesmo passo é o crescimento da especulação imobiliária, que eleva o preço das moradias nos centros das cidades e também nas próprias periferias, segregando e expulsando o povo trabalhador para mais longe de seus trabalhos e do acesso a vida urbana desenvolvida. Mesmo sendo de caráter progressista, os programas Minha Casa Minha Vida e Morar Bem nem de longe acompanham o número de famílias que a cada ano perdem as condições de sustentar o valor do próprio aluguel, servindo apenas como mecanismos paliativos de curto prazo.

Direitos sempre foram conquistados como muita luta e agora nao seria diferente. Por isso, o PCB apóia o MTST e compreende as ocupações como alternativa necessária ante o descumprimento do governo Rollemberg aos acordos firmados com as familias sem-teto. Estaremos ombro a ombro com os militantes que fazem dessa ação a luta justa pelo direito à cidade e à moradia, rumo à construção do Poder Popular como mecanismo de organização politica dos trabalhadores na luta anticapitalista.

Comitê Regional do PCB no DF

Categoria