DEMOCRACIA BURGUESA, VALHACOUTO DE CANALHAS

“Nunca antes na história deste país…”. O autor deste bordão certa feita, quando deputado federal afirmou coberto de razão que no Congresso Nacional havia “300 picaretas”. Foi aplaudido por todos quantos ainda tinham viva a capacidade de se indignar com um estamento social incapaz de se desfazer da herança patrimonialista em relação à res publica. Ganhou letra de música de uma das mais importantes bandas de rock brasileiras.

Agora, em um dos inúmeros rapapés programados para sua despedida da presidência da República, do alto de 87% de aprovação popular, esqueceu-se convenientemente dos picaretas, que passaram de 300 para praticamente a totalidade daquela “colenda” (assim, entre aspas mesmo) instituição. Debochou do povo sofrido o senhor Lula da Silva ao fazer piadinha com o reajuste de quase 62% autoconcedido pela canalha de Brasília que servirá de gatilho salarial para a canalha menor das unidades da federação e seus municípios e de 133,9% para o presidente da República e de 148,6% para os ministros de Estado. Disse Lula: “O Paulinho (deputado Paulo Pereira da Silva do PDT) me avisou que o Congresso Nacional acabou de aprovar o reajuste para o presidente e para os ministros, mas para o Lulinha aqui, nada. O Lulinha não recebe porque é só para a próxima legislatura“. Acaso não deveria o presidente sainte condenar tal descalabro praticado pelos “nobres” congressistas?

A partir de 1.º de fevereiro de 2011 essa canalha passará a auferir um soldo de nada menos que R$ 26,7 mil. Para fazer o quê? Para, dentre outras falcatruas, respaldar o governo na aplicação das políticas antipovo determinadas pelo Banco Mundial e pelo FMI, tais como a reforma da previdência, a reforma trabalhista e sindical, o aprofundamento da privatização da educação, saúde e até da segurança.

Nas unidades da federação, com mais ou menos descaramento, os deputados estaduais também se autoconcederão polpudos reajustes salariais. No Rio Grande do Sul, o futuro presidente da Assembleia Legislativa, sem conseguir disfarçar um certo constrangimento, tentava convencer os ouvintes de um programa de rádio de que o parlamento gaúcho iria buscar uma mediação entre o auto aumento escandaloso e o menos escandaloso. Afinal, reza a lenda que aqui na Província de São Pedro campeia a seriedade e a austeridade com a coisa pública. Tanto faz o percentual que a canalha bombachuda aprovará para si. Será sempre de uma diferença abismal ao que é concedido, por exemplo, aos trabalhadores em educação que receberam entre 2007 e 2010 a fábula de 6,08% de reajuste salarial! NÃO SEM MUITA LUTA, MUITO SOFRIMENTO, REPRESSÃO ADMINISTRATIVA E POLICIAL, DESCONTOS DE SALÁRIOS DOS GREVISTAS, ETC.

E aqui como lá, os “nobres” parlamentares receberão gordos salários para dar guarida às mesmas políticas antipovo em nível regional.

A pergunta que fica é: ONDE FOI PARAR A CAPACIDADE DE INDIGNAÇÃO DO NOSSO POVO?!

Enquanto isto, vivemos e convivemos neste valhacouto de canalhas que é a democracia burguesa.

*Professor de História; Conselheiro do CPERS Sindicato

Categoria