Evo Morales acusa o Chile de instalar base militar “ilegal” na fronteira com a Bolívia

imagem

Resumen Latinoamericano, 8 de maio de 2016 – O presidente boliviano, Evo Morales, denunciou neste domingo que o Chile instalou uma base militar a 15 quilômetros da fronteira com a Bolívia, próximo das águas do Silala, por cuja soberania La Paz prepara uma reivindicação ante a corte de justiça de Haia.

“Não posso entender isso, primeiro porque esta base militar é ilegal, à luz dos convênios internacionais. Só se pode instalar bases militares a 50 km das fronteiras entre países”, advertiu Morales em um ato público em uma população rural no leste do país.

“A 15 km o que pretende (Chile)? Quando a Bolívia, com muita razão pede justiça ante tribunais internacionais a resposta é a soberba, a resposta é ameaça”, se queixou o mandatário boliviano.

A Bolívia argumenta que as águas do Silala nascem em seu território e que foram artificialmente canalizadas para o Chile um século atrás por esse país, que alega se tratar de um rio de curso natural.

La Paz assegura que uns 180 litros de água por segundo fluem ao país vizinho, que a aproveita especialmente para seu uso em Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo, sem nenhum pagamento financeiro.

“Não estamos em tempos de invasão, mas em tempos de integração dos povos. No Chile governam o partido socialista e o partido comunista, não posso entender que (estes partidos) sejam militaristas”, deplorou Morales. “Esta instalação (militar) é uma agressão à vida, à pátria Bolívia”, acrescentou.

Os dois países carecem de relações diplomáticas desde fins da década de 1970.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/05/08/evo-morales-acusa-a-chile-de-instalar-base-militar-ilegal-en-frontera-con-bolivia/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)