Vitória do internacionalismo e da solidariedade dos povos!

O Movimento Continental Bolivariano saúda a decisão do Juiz Muñoz e celebra a liberdade do camarada Manuel Olate, que retorna para sua família, seu partido. Agradecemos ao comitê de solidariedade com as lutas do povo colombiano pela vitória de mais esse capítulo chileno do MCB.

A sentença que rechaça a petição de extradição deixa clara a manipulação e mancomunação entre o governo colombiano e o Ministério Público chileno. Este se excedeu em suas funções e objetivou perseguir e criminalizar a solidariedade. É importante assinalar que a sentença assumiu o caráter beligerante e não terrorista das FARC, tal como é admitido pela maioria dos países da América Latina, exceto a Colômbia e o Peru. A decisão desfavorece as supostas provas da Colômbia que foram obtidas mediante um crime internacional, como foi o bombardeio extra-territorial ao acampamento de Raúl Reyes, e do relato de uma testemunha colombiana protegida. Por conta das inconsistências em suas declarações, um a um dos pilares da entremeada montagem, orquestrada pela inteligência colombiana e pela imprensa do Chile e da Colômbia, foram caindo de maneira lapidar.

Saudamos e agradecemos todas as demonstrações de solidariedade internacional, vindas de todas as partes do mundo, reclamando a liberdade de Manuel. Dizemos a todos que esta grande vitória é de vocês, da razão, da perseverança e da unidade daqueles que lutam pela vida e pela paz.

Fazemos um pedido: é necessário nos mantermos em estado de alerta durante toda esta semana. Existe a possibilidade de uma apelação à sentença em primeira instância. Assim, é preciso redobrar a luta pela liberdade de todas as presas e presos políticos do mundo.

O MCB reafirma seu compromisso com as lutas de nossos povos pela pátria grande, pelo socialismo e pela segunda e definitiva independência.

Carlos Casanueva Troncoso

Secretário Geral

Movimento Continental Bolivariano.

Agradecemos sua solidariedade e compromisso. Para sua maior informação, deixamos os seguintes endereços:

http://www.abpnoticias.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=264:manuel-olate-en-libertad-el-derrumbe-de-un-montaje

http://www.poderjudicial.cl/modulos/Home/Noticias/PRE_noticias.php?cod=2887&opc_menu=0&opc_menu=&opc_item=

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza