México – Marchas, bloqueios e concentrações dos professores da CNTE para pressionar o Governo

imagemPor Laura Poy Solano/ 11 de julho de 2016 – Professores da Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) marcharam desde as imediações da residência oficial de Los Pinos à Secretaria de Governo para exigir que na mesa de diálogo que se formou nesta tarde, se apresentem acordos concretos para solucionar o conflito docente.

Pais de família e professores mostram faixas e cartazes aos motoristas durante os sinais vermelhos como uma ação informativa, enquanto dezenas estão à espera da chegada de integrantes da direção nacional.

Integrantes da direção política do magistério dissidente informaram que se mobilizarão até o Palácio Cobián para esperar uma resposta a suas demandas.

A mobilização foi encabeçada por representantes de diversos estados, entre eles Sinaloa, Nuevo León, Michoacán e Ciudad de México, entre outros.

Os docentes inconformados assinalaram que, nesta tarde, os integrantes da Comissão Nacional Única de Negociação (CNUN) solicitaram ao Senado da República uma reunião com legisladores para demandar que se inicie o processo para suspender a reforma educativa, por isso não se confirmou a participação de integrantes da CNUN nesta marcha.

Integrantes da CNTE “tomam” cabines de pedágio em Sonora

Por Cristina Gómez Lima, correspondente,11 de julho de 2016

Hermosillo, Son. Integrantes da Coordenadora Nacional de Trabalhadores pela Educação (CNTE) tomaram as cabines de pedágio de Sonora, assim como o posto de controle de Nogales, cruzamento fronteiriço com os Estados Unidos, como parte das medidas de pressão contra o Governo Federal.

Na manhã desta segunda-feira, uns cem membros da CNTE bloquearam a cabine de pedágio Nogales 153, cederam a passagem gratuita aos veículos que transitavam pela dita estrada.

Irene Ríos Figueroa, porta-voz da Assembleia Docente, assegurou que esta ação é parte das medidas que efetuarão para exigir do secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio Chong, um diálogo que ofereça solução a favor de seu movimento contra a reforma educativa.

Reunidos com cartazes e faixas, os professores manifestaram seu repúdio pela repressão do Governo Federal, pela hostilidade ao magistério e pela revogação da reforma educativa.

Exigiram também a reintegração de professores demitidos há alguns meses e a liberação dos quatro líderes da CNTE reclusos no Centro Federal de Readaptação (Cefereso) 11, em Hermosillo.

Bloqueiam estrada em Veracruz em apoio à CNTE

Coatzacoalcos, Ver. Integrantes do Movimento Docente Popular Veracruzano tomaram novamente a estrada federal Cosoleacaque-Nuevo Teapa, em seu entroncamento com Minatitlán, para expor seu apoio à Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE).

Desde as 8:30 horas de hoje iniciaram o bloqueio de uma das principais estradas do sudeste do país e a única que conduz para os centros de carga dos complexos petroquímicos e terminais de refinamento da Petróleos Mexicanos (Pemex).

Os professores decidiram novamente tomar as estradas por um período de 12 horas para manter a pressão contra o Governo Federal, que se reunirá com a CNTE, e respaldar a proposta de modificação da reforma educativa.

Apenas um grupo de 200 professores da Sierra de Santa Martha e dos municípios de Coatzacoalcos, Minatitlán, Cosoleacaque, Acayucan e Cosoleacaque, mantém este bloqueio a caminhões de cargas pesada. Só deixam circular os automóveis particulares e ambulâncias.

De maneira intermitente, os manifestantes abrem a circulação para não ocasionar maiores danos aos motoristas do transporte de carga, que constantemente manifestam seu desagrado por ter que esperar várias horas para seguir seu caminho.

Este bloqueio terminará depois da reunião entre o secretário de governo, Miguel Ángel Osorio Chong, e os representantes da CNTE.

Concentração dos 43 e CNTE em frente da PRG

Por Laura Poy Solanolun, 11 de julho de 2016

Ciudad de México, 11 de julho de 2016. Familiares dos 43 normalistas desaparecidos exigiram a destituição de Tomás Zerón à frente da Agência de Investigação Criminal da PGR.

Depois de permanecer por cerca de duas horas em frente às instalações da Procuradoria Geral da República (PGR) para demandar a destituição de Tomás Zerón de Lucio como titular da Unidade de Investigação Criminal, pais dos 43 normalistas desaparecidos e professores dissidentes concluíram sua manifestação.

Em torno das 13:30 horas, dezenas de educadores se transferiram em operação formiga para o plantão que mantêm na Praça da Ciudadela, de onde novamente se mobilizarão para participar da marcha convocada pela Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) da residência oficial de Los Pinos à Secretaria de Governo (SG) às quatro da tarde.

Os manifestantes mantiveram bloqueados as pistas centrais da avenida Paseo de la Reforma em seu cruzamento com a rua de Río Neva, as quais já foram abertas à circulação.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/07/11/marchas-bloqueos-y-mities-de-los-maestros-de-la-cnte-para-presionar-al-gobierno/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria