Nota de Repúdio à tentativa de invasão da Sede do PCB pela PM

imagemO Sinpro-Rio vem a público repudiar veementemente a tentativa de invasão da sede nacional do PCB – Partido Comunista Brasileiro – na noite de 28/7, pela PM, Polícia Militar, quando muitos dos seus militantes participavam de um debate, com representantes de várias entidades da sociedade civil, sobre um tema de grande relevância para a sociedade brasileira, a desmilitarização da segurança pública.

Durante as manifestações de 2013, o debate sobre a desmilitarização da segurança pública passou a fazer parte da agenda dos movimentos sociais em todo o país, pois, todos sabemos que os órgãos de segurança pública possuem muitos ranços da ditadura militar.

Não podemos esquecer que foi a PM do RJ que promoveu, durante a greve dos profissionais de educação da Prefeitura do Rio, no mesmo ano de 2013, um brutal massacre aos nossos colegas da rede pública, quando estes protestavam na Cinelândia contra a aprovação do plano de carreira pela Câmara Municipal.

A mesma PM, recentemente, durante a greve promovida pelos profissionais de educação do estado, finalizada no dia 26 de julho, se valeu, também, de força totalmente desproporcional numa das manifestações ocorridas durante o movimento grevista, ferindo seriamente vários manifestantes.

A tentativa de invasão da sede do PCB, sem ordem judicial, é mais um episódio atentatório à democracia e às liberdades de organização e manifestação, patrocinadas pela segurança pública do Rio de Janeiro. Não há lei alguma que autorize a PM a invadir um espaço privado sem ordem judicial.

O Sinpro-Rio, uma entidade com 85 anos de luta, que sempre esteve ao lado da liberdade de expressão, manifestação e organização, que teve muitos dos seus professores perseguidos pela ditadura, não se calará diante de qualquer ameaça à Democracia.

Toda solidariedade à luta pela desmilitarização da segurança pública!

Em defesa da Democracia e da liberdade de organização e manifestação!

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2016-jul-29-pcb.php

Categoria