Argentina: entidades advertem sobre o perigo de instalação de uma base ianque na Tríplice Fronteira

imagemResumen Latinoamericano/ 5 de agosto de 2016 – Comunicado de imprensa:

Em Puerto Iguazú Misiones, no ponto Argentino da tríplice fronteira, constitui-se a “Multissetorial pela Soberania do Território Nacional e Regional” com as organizações e cidadãos independentes abaixo assinados. A mesma nasce ante a crescente ameaça sobre a instalação de bases militares norte-americanas na região. Entendemos esta possibilidade como real, baseando-nos em informação certeira sobre um acordo entre o governo nacional argentino e o Departamento de Defesa dos EUA e o Pentágono. Compreendemos esta intenção como a criação de um novo território colonial e como um grave atentado à soberania nacional e regional e à consequente autodeterminação dos povos.

Contamos com os antecedentes de diferentes bases na América Latina, que se apresentam de diversas formas: seja como bases militares tradicionais ou como ajuda humanitária, ajuda por desastres naturais, auxílios para combater o narcotráfico, pandemias, etc. Também se apresentam disfarçadas de bases científicas, oferecendo falsos benefícios para as comunidades locais. Porém, de fato, são bases militares. Em todos os lugares onde estão presentes, não se registra nenhum tipo de benefício para a comunidade, mas, muito pelo contrário, são atores importantes de violações aos direitos humanos. Estas bases, em suas distintas formas, sejam tradicionais ou encobertas, se encontram na América Central e no Caribe, Colômbia, Peru, Chile; sempre nas proximidades de recursos naturais, como terra fértil, água doce, recursos minerais, hidrocarburetos, biodiversidade.

A agitação de falsos fantasmas na chamada “tríplice fronteira” acerca da presença de possíveis terroristas no quarto maior reservatório de água doce do mundo (o Aquífero Guarani) – compartilhado por Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai –, é mais uma mostra das verdadeiras intenções da instalação das bases.

Esta multissetorial se encontra absolutamente comprometida na defesa de nosso espaço nacional e regional, e dos recursos naturais e estratégicos que o mesmo possui, denunciando como um dos principais objetivos da instalação das bases o aproveitamento de ditos recursos.

É por isso que nos encontramos em estado de alerta e constante organização, ao mesmo tempo em que convocamos o restante dos setores a somar-se a esta iniciativa totalmente horizontal e aderir à mesma, pela defesa dos nossos interesses e contra os dos colonialistas e imperialistas.

Comisión Barrio Las Orquídeas

FRE.PO.I Frente Popular Iguazú

Asociación de Artesanos de Puerto Iguazú

Grupo de Teatro Cosa Nostra

C.A.U. (Club Atlético Universitario) Puerto Iguazú

Los Irrompibles.

Movimiento Nacional Alfonsinista.

Peronismo Militante

Cámpora

A.T.E. Puerto Iguazú

Movimiento Evita (Puerto Iguazú)

MNCI Movimiento Nacional Campesino Indígena

UES Unión de Estudiantes Secundarios

Asociación de Graduados de Cuba en Misiones

Veteranos de Malvinas

Agrupación de familiares de Estudiantes Argentinos en Cuba Misiones.-

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/08/05/argentina-multisectorial-por-la-soberania-del-territorio-nacional-y-regional/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)