Manifesto em Defesa da Democracia e do MST

A reconstrução da democracia no Brasil tem exigido, há trinta anos, enormes sacrifícios dos trabalhadores. Desde a reconstrução de suas organizações, destruídas por duas décadas de repressão da ditadura militar, até a invenção de novas formas de movimentos e de lutas capazes de responder ao desafio de enfrentar uma das sociedades mais desiguais do mundo. Isto tem implicado, também, apresentar aos herdeiros da cultura escravocrata de cinco séculos, os trabalhadores da cidade e do campo como cidadãos e como participantes legítimos não apenas da produção da riqueza do País (como ocorreu desde sempre), mas igualmente como beneficiários da partilha da riqueza produzida.

O ódio das oligarquias rurais e urbanas não perde de vista um único dia, um desses novos instrumentos de organização e luta criados pelos trabalhadores brasileiros a partir de 1984: o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST. E esse Movimento paga diariamente com suor e sangue – como ocorreu há pouco no Rio Grande do Sul, por sua ousadia de questionar um dos pilares da desigualdade social no Brasil: o monopólio da terra. O gesto de levantar sua bandeira numa ocupação traduz-se numa frase simples de entender e, por isso, intolerável aos ouvidos dos senhores da terra e do agronegócio. Um País, onde 1% da população tem a propriedade de 46% do território, defendida por cercas, agentes do Estado e matadores de aluguel, não podemos considerar uma República. Menos ainda, uma democracia.

A Constituição de 1988 determina que os latifúndios improdutivos e terras usadas para a plantação de matérias primas para a produção de drogas, devem ser destinados à Reforma Agrária. Mas, desde a assinatura da nova Carta, os sucessivos Governos têm negligenciado o seu cumprimento. À ousadia dos trabalhadores rurais de garantir esses direitos conquistados na Constituição, pressionando as autoridades através de ocupações pacíficas, soma-se outra ousadia, igualmente intolerável para os senhores do grande capital do campo e das cidades: a disputa legítima e legal do Orçamento Público.

Em quarenta anos, desde a criação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), cerca de um milhão de famílias rurais foram assentadas – mais da metade de 2003 pra cá. Para viabilizar a atividade econômica dessas famílias, para integrá-las ao processo produtivo de alimentos e divisas no novo ciclo de desenvolvimento, é necessário travar a disputa diária pelos investimentos públicos. Daí resulta o ódio dos ruralistas e outros setores do grande capital, habituados desde sempre ao acesso exclusivo aos créditos, subsídios e ao perdão periódico de suas dívidas.

O compromisso do Governo de rever os critérios de produtividade para a agricultura brasileira, responde a uma bandeira de quatro décadas de lutas dos movimentos dos trabalhadores do campo. Ao exigir a atualização desses índices, os trabalhadores do campo estão apenas exigindo o cumprimento da Constituição Federal, e que os avanços científicos e tecnológicos ocorridos nas últimas quatro décadas, sejam incorporados aos métodos de medir a produtividade agrícola do nosso País.

É contra essa bandeira que a bancada ruralista do Congresso Nacional reage, e ataca o MST. Como represália, buscam, mais uma vez, articular a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra o MST. Seria a terceira em cinco anos. Se a agricultura brasileira é tão moderna e produtiva – como alardeia o agronegócio, por que temem tanto a atualização desses índices?

E, por que não é criada uma única CPI para analisar os recursos públicos destinados às organizações da classe patronal rural? Uma CPI que desse conta, por exemplo, de responder a algumas perguntas, tão simples como: O que ocorreu ao longo desses quarenta anos no campo brasileiro em termos de ganho de produtividade? Quanto a sociedade brasileira investiu para que uma verdadeira revolução – do ponto de vista de incorporação de novas tecnologias – tornasse a agricultura brasileira capaz de alimentar nosso povo e se afirmar como uma das maiores exportadoras de alimentos? Quantos perdões da dívida agrícola foram oferecidos pelos cofres públicos aos grandes proprietários de terra, nesse período?

O ataque ao MST extrapola a luta pela Reforma Agrária. É um ataque contra os avanços democráticos conquistados na Constituição de 1988 – como o que estabelece a função social da propriedade agrícola – e contra os direitos imprescindíveis para a reconstrução democrática do nosso País. É, portanto, contra essa reconstrução democrática que se levantam as lideranças do agronegócio e seus aliados no campo e nas cidades. E isso é grave. E isso é uma ameaça não apenas contra os movimentos dos trabalhadores rurais e urbanos, como para toda a sociedade. É a própria reconstrução democrática do Brasil, que custou os esforços e mesmo a vida de muitos brasileiros, que está sendo posta em xeque. É a própria reconstrução democrática do Brasil, que está sendo violentada.

É por essa razão que se arma, hoje, uma nova ofensiva dos setores mais conservadores da sociedade contra o Movimento dos Sem Terra – seja no Congresso Nacional, seja nos monopólios de comunicação, seja nos lobbies de pressão em todas as esferas de Poder. Trata-se, assim, ainda uma vez, de criminalizar um movimento que se mantém como uma bandeira acesa, inquietando a consciência democrática do país: a nossa democracia só será digna desse nome, quando incorporar todos os brasileiros e lhes conferir, como cidadãos e cidadãs, o direito a participar da partilha da riqueza que produzem ao longo de suas vidas, com suas mãos, o seu talento, o seu amor pela pátria de todos nós.

Contra a criminalização do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA!

Pelo cumprimento das normas constitucionais que definem as terras destinadas à Reforma Agrária!

Pela adoção imediata dos novos critérios de produtividade para fins de Reforma Agrária!

São Paulo, 21 de setembro de 2009

Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA, ex-Deputado Federal Constituinte pelo PT-SP (1985-1991) e ex-consultor da FAO

Osvaldo Russo, estatístico, ex-presidente do INCRA (1993-1994), diretor da ABRA e coordenador do núcleo agrário nacional do PT

Hamilton Pereira, o Pedro Tierra, 61, é poeta e membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo

Antônio Cândido, crítico literário, USP

Leandro Konder, filósofo, PUC-RJ

István Mészáros, Hungria, filósofo

Eduardo Galeano, Uruguai, escritor

Alípio Freire, escritor

Fábio Konder Comparato, jurista, USP e Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra Fernando Morais, jornalista e escritor

Dr. Jacques Alfonsin, jurista, Porto Alegre

Altamiro Borges, PCdoB

Nilo Batista, jurista

Alberto Broch, Presidente da CONTAG

Artur Henrique, Presidente da CUT

Augusto Chagas, Presidente da UNE

Bartira Lima da Costa, Presidente da CONAM

Ivan Pinheiro, secretario geral do PCB

Ivan Valente, Deputador Federal PSOL/SP

José Antonio Moroni, diretor da ABONG e do INESC

José Maria de Almeida, CONLUTAS, presidente do PSTU

Nalu Faria, coordenadora geral da Sempreviva Organização Feminista – SOF e integrante da executiva nacional da Marcha Mundial das Mulheres.

Paulo Pereira da Silva, Deputado Federal PDT-SP e presidente da Força Sindical

Renato Rabelo, presidente do PcdoB

Renato Simões, Secretário de Movimentos Populares do PT

Roberto Amaral, ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Secretário Geral do PSB

Sérgio Miranda, PDT-MG

Valter Pomar, Secretário de Relações Internacionais do PT

Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

Dom Ladislau Biernaski, Presidente da CPT

Dom Pedro Casaldáliga, Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT Dom Tomás Balduino, conselheiro permanente da CPT

Frei Betto, escritor Leonardo Boff, escritor

Reverendo Carlos Alberto Tomé da Silva, TSSF, Anglicano, Capelão Militar

Miguel Urbano, Portugal, jornalista

Anita Leocádia Prestes, historiadora, UFRJ

Beth Carvalho, sambista

Adriana Pacheco, Venezuela, ViveTV

Adelaide Gonçalves, historiadora, UFCE

Ana Esther Ceceña, UNAN

Antonio Moraes, Federação Única dos Petroleiros – FUP

Associação Brasileira de ONG’s – ABONG

Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF)

Chico Diaz, ator

Cândido Grzybowski – IBASE

Comitè italiano de apoio ao Movimento Sem Terra (Amigos MST-Italia)

Antônio Carlos Spis, CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais)

Dora Martins, juíza de direito, e presidenta da Associação de Juízes pela Democracia

Emir Sader, sociólogo, LPP/UERJ

Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB)

Hamilton de Souza, jornalista, PUC-SP

Heloísa Fernandes, socióloga, USP e ENFF

Jose Arbex, jornalista, PUC-SP

Maria Rita Kehl, psicanalista, São Paulo

Osmar Prado, ator

Paulo Arantes, filósofo, USP e ENFF

Vandana Shiva, Índia, cientista

Virginia Fontes, historiadora, UFF/Fiocruz

Vito Gianotti, jornalista e historiador, Núcleo Piratininga de Comunicação – Rio de janeiro

Abdias Nascimento

Acácio Zuniga Leite, ASSERA

Adalberto Pereira de Souza – diretório PT Piauí

Aderlan Crespo, membro do Instituto de Estudos Criminais do Estado do Rio de Janeiro-IECERJ

Adriana Facina

Airton Guedes, Frade Capuchinho

Airton Pissetti, sociólogo – Paraná

Alberto Frake, UFSC

Aldo Anrao Franco, Peru, CONACAMI

Alessandra Anzuini, Associazione Salvador Allende – Roma

Alexander Maximilian Hilsenleck Filho

Alexandre Cosme Jerônimo

Aline Caldeira Lopes, mestranda CPDA/UFRRJ

Aline Sasahara, cineasta, São Paulo.

Altacir Bunde – Movimento Camponês Popular (MCP)

Álvaro Neiva, jornalista – Rio de Janeiro

Ana Cláudia Diogo Tavares, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ

Ana Maria Testa Tambellini

Ana Rita de Lima Ferreira, historiadora e educadora popular

André Malhão, Fundação Oswaldo Cruz

Anselmo Ruoso, Federação Única dos Petroleiros – FUP

Antonio Bosi, historiador, Unioeste – PR

Antonio C. Q. Goulart, Sindicarto dos Engenheiros do Paraná

Antonio de Sá, presidente da FETAET

Antonio Elias, Uruguai, Sociedad Latinoamericana de Economia Política.

Aparecido Francisco Bertochi, cientista social – PR

Articulação Nacional de Agreocologia -Regional Amozonia (ANA-Amazonia)

Ary Miranda

Asociaçao Grupo Mission de Parma

ASPTA – Agricultura Familiar e Agreocologica

Associação Agroecologiaca TIJUPÀ

Ayrton Centeno, jornalista, Porto Alegre

Bárbara Eliodora Costa Freitas

Batira Silveira Grande, UFSC

Beatriz Bissio, jornalista, Rio de Janeiro

Benedetta Malavolti, insegnante – Roma

Bernardo Ricupero, cientista político, USP

Camila Moreno

Camilo Pérez Bustilo, Centro sobre Migraciony de Rechaos Humanos

Carina de Lima Ferreira

Carla Ferreira, historiadora e jornalista

Carlos Antônio Morales

Carlos Cortez Romero, UFJF

Carlos Eduardo Martins

Carlos Frederico Marés, Procurador Geral do Estado no Paraná

Carlos Giannazi, Deputado Estadual PSOL/SP

Carlos Henrique Tibiriçá Miranda, conselheiro do CORECON-RJ e COFECON

Carlos Liechtsztejn, Sedes

Carlos Lopes, diretor de redação do periódico Hora do Povo

Carlos Octávio Ocké-Reis, IPEA

Carlos Walter Porto Gonçalves

Carmen Diniz , servidora pública federal – RJ

Carmen Eugênio

Carolina Abreu, Coordenação do Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo/NF

Carolina de Cássia Ribeiro Abreu

Cecibel Quimi Ramirez, Equador, CONFEUNASSC

Celaia Watanabe, asessora da Contag

Celi Taffarel, UFBA

Célia Vendramini, UFSC

Celso Maldos

Centro de Assessoria Popular Mariana Criola

Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata -MG

Chico Batera, músico, Rio de Janeiro

Ciro Bezerra, UFAL

Clara de Assis Vale Evangelista, analista em reforma de desenvolvimento

Clarilton Ribas, pesquisador, UFSC

Clarisse Castilhos, ativista feminista, economista, Porto Alegre

Claudia Cristhina Alves Lobo

Claudia Fanti, Itália, jornalista

Claudia Maria da Arruda

Claudia Mazzei Nogueira, UFSC

Claudia Santiago, jornalista

Claudia Trindade, historiadora

Cléia Anice da Mota Porto, assessora da CONTAG

Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG

Cristiane Silvestrini

Cristina Konder, jornalista, Rio de Janeiro

Cristina Miranda, presidente da ADUFRJ

Daniel Oliveira, Intersindical

Daniel Tyzel, Fórum Brasileiro da Economia Solidária

Daric Frigo, advogado, Terra de Direitos – PR

David Cortez, Bolívia, Movimiento Continental de Jóvenes y Pueblos Originarios,

UNORCAC-FENOCIN

Débora Franco Lerrer, jornalista e doutora em ciências sociais

Delze dos Santos Laureano

Denise Mazeto

Deonice Maria Malavazzi de Abreu, professora

Dermeval Saviani, educador, UNICAMP

Diego Panico, Itália

Dilma de Melo Silva, socióloga, USP

Diogo Valença, sociólogo, UFBA

Diretoria Colegiada da ASSERA – Associação dos Servidores da Reforma Agrária – DF

Diretório Central dos Estudantes da UFPR

Dirlene Marques, UFMG

Dom Diamantino de Carvalho, Bispo de Campanha – MG

Dom Enemésio Lazzares, vice-presidente da CPT.

Dom Xavier Gilles, Bispo de Viana (MA) e ex-presidente da CPT

Douglas Belchior, UNEAFRO

Douglas Mansur, repórter fotográfico e diretor do Sindicato dos Jornalista do Estado de São Paulo

Dr. Aníbal Valença, médico auditor, membro do Conselho Deliberativo da UNIDAS / PE

Dr. Leandro Scalabrin, Comissão de Direitos Humanos/OAB Passo fundo-RS

Dr. Miguel Carter, Estados Unidos, International Service American University

Durval Libânio Netto Mello, engenheiro agronômo e ambientalista, Secretário Executivo do Instituto Cabruca, UESC/BA

Eblin Faraje, UFF

Eden Santos

Edmilson Costa, PCB

Edmilson Ferreira, músico, repentista – Recife, PE

Eduardo Fernandes Araújo, professor de direito, UFPB

Eduardo Tamayo, Equador, ALAI

Eduardo Telles

Elder de Paula, sociólogo, UFAC

Elena De Angelis, Itália, Ass. Pangea – Roma

Eletta Cucuzza, itália, jornalista Adista – Roma

Elie Ghanem, pesquisador em educação, USP

Eliomar Coelho, vereador do Rio de Janeiro PSOL

Elisa Larkin Nascimento, antropóloga, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros

Emannuel Cancella, Federação Nacional dos Petroleiros e Sindipetro-RJ

Enoque Feitosa, professor de direito UFPB

Ermiria Maricato, arquiteta e urbanista, USP

Eurelino Coelho Neto, historiador, UEFS-BA

Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS

Fabiana de Cassia Rodrigues

Fabio Antonio Campos

Fábio Garrido, MTD RJ

Fábio Marvulle Bueno

Fátima Fróes, Coordenadora do Setorial Estadual de Cultura – PT/BA

Fernanda Maria da Costa Vieira, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ

Fernanda Seibel, Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos – CEPDH (Caxias do Sul)

Fernando Ferreira Carneiro, UnB

Fernando Henrique Kawabe

Fernando José Manrtins, UNIOESTE – PR

Fernando Peregrino, presidente do Instituto Republicano – PR

Fernando Vieira, historiador

FETAET – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins

Firmiano Peratoner, Itália

Flávio Prieto, servidora pública federal -RJ

Forum Estadual de Econimia Solidária

Francesco Biagi, Itália, Centro Gandhi – Pisa

Francine Damasceno Pinheiro, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ

Francisco Alambert, historiador, USP

Francisco Carneiro De Filippo, economista, militante do PSOL e da Assembléia Popular no DF

Francisco Lewy, Sindicato dos Professores, Nova Friburgo/RJ

Franklin Leopoldo e Silva, filósofo, USP

Frederico Santana Rick, Pastorais Sociais, Belo Horizonte

Frei Anastácio Ribeiro, OFM, João Pessoa

Gabriela Dávila, Equador, CORPANP

Gaudêncio Frigotto, educador, UERJ

Gelsa Kmjnik

Geraldo Augusto Pinto

Geraldo Fabian Melo Frenco

Geraldo Prado, Desembargador do TJ do Rio de Janeiro e Professor de Direito da UFRJ

Gerson Teixeira, agrônomo, Brasília.

Geter Borges de Souza

Gilberto Caputo Santos, conselheiro do CORECON-RJ

Gilda Arantes, professora da rede publica do RJ

Gilney Viana, PT/MT

Giorgio Massi, itália, Rete Radiè Resch – Roma

Giovanni Caputo, Itália, jornalista

Gismário Ferreira Nobre, engenheiro agrônomo

Givanildo Manoel da Silva, educador popular e coordenador do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de SP

Gizlene Neder, UFF

Guilherme A. V. Dias, advogado

Guilherme Delgado, economista, Brasília.

Gustavo Oliveira

Hamilton Carvalho de Abreu, professor

Henrique Tahan Novaes

Horacio Martins, pesquisador agrário, Curitiba

Hugo Batalha, advogado

Humberto Delgado, Colômbia, SINCACFROMAYU

Igor Fuser, jornalista, Faculdade Cáspero Líbero (SP)

Igor Matos Lago

Ir. Michael Nolan

Ir. Sueli Belatto, Cônegas de Santo Agostinho

Iria Zanoni Gomes, socióloga, UFPR

Isabel Brasil, diretora da Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz.

Isabel Cristina Chaves Lopes, serviço social, UFF

Isabel Maria Loureiro

Isabella Jinkings, socióloga, professora e pesquisadora

Isidoro Revers

Ismael Cardoso, Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES

Ismael Paredes Paredes, Colômbia, SICO-ONIC

Ivan Martins

Ivana Jinkings, editora, São Paulo

Ivi Tavares Abrahão Castillero. médica

Ivo Poleto

Ivônio Barros, educador popular, assessor pedagógico da Universidade Livre Feminista

Izabel Loureiro

Jade Percassi, socióloga

Jadir Anunciação de Brito, professor de Direito Constitucional UNIRIO e advogado

Jamil Murad, PCdoB

Jean Pierre Leroy

Jeferson Paz

João Alexandre Peschanski

João Carlos Juruna, Força Sindical

João Luiz da Silva Dias

João Machado Borges Neto, PUC-SP

João Márcio Pereira, historiador, pesquisador no Rio de Janeiro

João Tancredo, Presidente do Instituto de Defensores de Direitos Humanos

Joaquim Rodrigues dos Santod Filho, núcleo agrário do PT/DF

Joaquim Soriano, PT

Jônatas Campos, jornalista – Recife

Jorge Ancan N., Chile, Identidad Territorial Lafkenche

José Carlos de Assis

José Domingues de Godoi Filho, geólogo, UFMT

José Erandir da Rocha, servidor da CONTAG

Jose Fritsch, ex- ministro da Pesca, PT-SC

José Glauco Ribeiro Tostes, UENF

José Juliano de Carvalho Filho, economista, USP

José Marcelo Machado Tavares, historiador

José Monção da Silva, sociólogo

José Paulo Vicente Cruz, vice-presidente de ambiente, atencção e promoção da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz

José Vaz Parente, Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA

Juan Carlos Monedero, Espanha, escritor

Juçara Martins Ramos

Juliana Amoretti, Assembléia Popular DF

Juliana Caetano, estudante UFRJ, PSOL/RJ

Juliana Picoli Agatte

Justiça Global

Kassiano Avancini Hilleshein

Keiji Kanashiro, ex-Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, especialista em transporte e logística

Kildaire da Silva Pereira, Portugal, gestor de segurança

Lafaiete Neves, UFPR

Lalo Watanabe Minto

Laudiceia Schuaba Andrade, Secretaria Estadual de Mulheres no PT/ES

Laura Tavares, economista, Pró-Reitora de Extensão da UFRJ

Lauro Mattei, economista, UFSC

Leandro Uchoas, jornalista, RJ

Leda Maria Paulani, economista, USP

Lenin Erraez Andrade, Equador, UNASAY-FENOCIN

Leon Diniz Lima Junior

Leonilde Medeiros, sociólogo, CPDA/ UFRRJ

Levi Araújo, advogado, Pastor Batista, SP

Lidiane Penha, advogada do Instituto de Defensores de Direitos Humanos

Lilian Avivia Lubochinski, arquiteta

Lilian Moser, UFRO

Lincoln Secco, historiador, USP

Lindberg Farias, Prefeito de Nova Iguaçu – RJ

Lindomar Silva, Caritas Regional Norte II

Lívia Moreira de Alcântara

Luana Bonone, UJS

Luana de Ávila e Silva Oliveira, Assembléia Popular DF

Luci Choinack, Presidente do PT/SC, ex Deputada federal

Lucia Agrati, Itália, Rete Radiè Resch

Luciana Silva Garcia, advogada da Justiça Global

Luciene Lacerda, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ

Luis Alberto Delgado, filósofo, UCB

Luis Bernardo Pericás

Luís Fernando Camargo de Barros Vidal, Associação Juízes para a Democracia

Luis Manosalvas, Equador, CNC-EA

Luis Mergulhão Ruas, professor, Rio de Janeiro

Luisa Santiago Vieira Souto, estudante de Ciências Sociais

Luiz Bassegio, Grito dos Excluídos Brasil

Luiz Bernardo Pericás, historiador

Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, pesquisador, UFSC

Luiz Carlos Pinheiro Machado, ex-presidente da Embrapa, pesquisador, UFSC

Luiz Fernando Zen Nora, Prefeitura de Teresópolis – RJ

Luiz Gustavo Assad Rupp, advogado, coordenador do Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz (Joinville-SC)

Luiz Mario Behnken, Conselheiro do CORECON-RJ e do Fórum Popular do Orçamento

Luiz Renato Martins, USP

Luiz Roberto Lima

Maísa Mendonça, Rede Social de Direitos Humanos

Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo, PSOL/RJ

Mandato do Deputado Federal Chico Alencar, Deputado Federal PSOL/RJ

Marcela de Ataíde Batista, Consulta Popular – Recife

Marcelo Adriano Rodriguês, webdesigner – RJ

Marcelo Badaró, historiador, UFF

Marcelo Braz, professor da Escola de Seviço Social da UFRJ

Marcelo Carcanholo, economista, UFF

Marcelo Ernandez, cineasta – RJ

Marcelo Firpo Porto

Marcelo Gavião, Presidente da UJS

Marcelo Ridenti, sociólogo, UNICAMP

Marcelo Rosa, UnB

Márcia Camargos, jornalista e escritora, São Paulo

Marciano Toledo da Silva, MPA

Márcio Boechat Ferreira, Florianópolis

Marco Antonio Perruso, professor UFRRJ

Marco Calabria, giornalista – Roma

Marcos Barbosa de Oliveira, pesquisador, USP

Marcos Pedlowski, Universidade Estadual de Campos – RJ

Marcos Rogério de Sousa, advogado e assesor jurídico da Liderança do PT no Senado

Margarida Barreto, Médica, São Paulo

Maria Aparecida Motta

Maria Auxiliadora Campos, UPE

Maria Betania Nunes Pereira, Florianopolis

Maria Cabralllo, Espanha

Maria de Fárima Valentim Pessanha, CRESS

Maria Gaia, Sindicado Dos Bancários – PA

Maria Grazia Visintainer, Itália

Maria Helena Guimarães Pereira, jornalista

Maria Margarida Nepomuceno, jornalista

Maria Náustria de Albuquerque

Maria Orlanda Pinasse

Maria Paola, Itália, Rete Radiè Resch – Roma

Marian Pessah

Mariana Bedron Lesche

Mariana Cecchetti, arquiteta – RJ

Mariana Diniz, Portugal

Mariana Fernandes da Cunha Loureiro Amorim, artista plástica, Recife

Mariana Trotta Dalallana Quintans, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ

Marijane Vieira Lisboa

Marildo Menegat, filósofo, UFRJ

Marina MacRae

Marina MacRae, linguista, USP

Marinella Correggia, Itália, jornalista

Mario Jakobsind, jornalista, Rio de janeiro

Mario Maestri, historiador, UPF

Maristela R. Santos, estudante de ciências sociais IFSC

Marta Gomes, Itália, Università La Sapienza – Roma

Marta Harnecker, Chile, escritora

Mary Ann Lynch, Equador/Perú, ALAI

Matheus Felipe de Castro, professor de Direito – UFSC

Mathias Seibel Luce

Maurício Campos dos Santos, engenheiro

Maurício Vieira Martins, UFF

Mauro Gentilini, Itália, Rete Radiè Resch – Roma

Memelia Moreira, Estados Unidos, jornalista

Michael Lebowitz, Canadá, escritor

Michel Marie Le Ven

Miguel Carvalho, Presidente do PSOL/SP

Morgana Eneile, Secretária Nacional de Cultura do PT

Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia

Movimento de Magistrados Fluminenses pela Democracia – MMFD

Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC (Regional Minas Gerais)

Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA Brasil

Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)

Newton Ferreira da Silva

Nicte-Ha Dzib Soto, Universidade do México

Nise Jinkinas, UFSC

Núcleo Socialista de Campo Grande, RJ

ONG Médicos Internacionais da Alemanha

Osvaldo León, Equador, ALAI

Otília Fiori Arantes, filósofa, USP

Padre Dirceu Fumagalli, Coordenador Nacional da CPT

Padre Pedro Baldissera, Deputado Estadual PT/SC

Partito della Rifondazione Comunista – SINISTRA EUROPEA (Itália)

Patricia Yallico Y, Equador, Escuela Formación Política Dolores Cacuango – Ecuarunari

Paula Castello Starkoff, Equador/Argentina, ALAI

Paulo Afonso A Quermes – diretor dos cursos de Filosofia e Ciência Política da Universidade Católica de Brasília- UCB

Paulo Afonso Quermes, Diretor dos cursos de Filosofia e Ciencia Política da UCB

Paulo Alves de Lima Filho

Paulo Andrade Magalhães

Paulo Andrade Magalhães Filho

Paulo Henrique Fernandes Silveira, filósofo, Universidade São Judas

Paulo Metri

Paulo Passarinho, Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro

Paulo Pinheiro Machado, historiador, UFSC

Paulo Ribeiro, Presidente da Fundação Darcy Ribeiro – RJ

Paulo Silveira, sociólogo, USP Paulo Zarth

Pe. Paulo Ricardo Cerioli, OSFS, RS

Pedro Bezerra, Rádio Tupi FM, Planaltina/DF

Pedro César Batista, escritor e jornalista

Pedro Fiori Arantes, arquiteto e urbanista, Usina

Pedro Ivo de Souza Batista, ambientalista, Rede Eco-socialista – Brasília

Pedro Marinho, historiador

Pedro Martins Magalhães

Pedro Munhoz, músico, Rio Grande do Sul

Penelope Diniz, servidora pública federal – RJ

Plinio de A. Sampaio Jr., economista, UNICAMP

Plurial Filmes, produtora de cinema e TV

Pr. Wellington Santos

Pulo Henrique Martinez, historiador, UNESP

Rafael Augusto de Oliveira Lima, advogado – Rio de Janeiro

Raimundo César Barreto Jr., pastor da Igreja Batista Esperança, Salvador – BA, vice-presidente da Aliança de Batistas do Brasil.

Raimundo Palhano, MSP

Ramon Chaves de Araujo, Servidor do INCRA

Raquel Vuelta, ASSERA

Raul Zibechi, Uruguai, jornalista

Rede Contra a Violencia

Rede de Agroecologia do Maranhão

Regina Ângela Landim Bruno, CPDA/UFRRJ

Regina Celly de Carvalho Martins

Reinaldo Volpato, cineasta, São Paulo

Renam Brandão, diretor do Sindicato dos Bancários – RJ

Renato Cinco, sociólogo – Rio de Janeiro

Ricardo Antunes, sociólogo, UNICAMP

Ricardo Musse, sociólogo, USP

Ricardo Teixeira, historiador, UFF

Richard Gott, Inglatera, historiador

Rita de Cássia Paula Mendes, feminista, militante do PSOL/SP

Roberto Efrem Filho, professor de Direito, UFPB

Roberto Leher, pesquisador, UERJ

Roberto Ponciano, servidor público federal, Presidente do SISEJUFE-RJ e Diretor de formação da CUT RJ

Roberto Saturnino Braga, Rio de Janeiro

Rodrigo Nobile

Rogério Araujo Christensen

Rogério Correia, PT/MG

Rogerio Fernandes Macedo

Rogério Ferrari

Rogério Rocha, Conselheiro do CORECON-RJ

Roldolfo Gêiser, agrônomo e ambientalista, São Paulo

Romeiro Venâncio, filósofo, UFS

Ronald Rocha, sociólogo, Minas Gerais

Ronaldo Gaspar, Unicastelo

Rosa Couto, Florianópolis

Rosa Maria Marques, economista, PUC/SP

Rosely Carlos Augusto

Rosiana Queiroz, miltante do MNDH

Rozina Conceição, coordenadora da UBM/SP

Ruben Alfredo de Siqueira, CPT Bahia

Rubens Casara, Juiz de direito no RJ e professor universitário

Rubens Nodari, geneticista, UFSC

Ruy Braga, sociólogo, USP

Sally Burch, Equador, ALAI, Ecuador

Saloá Citolin, educadora popular – RS, CUT

Sandra Procópio

Sandra Quintela, economista

Sandro Sacchet de Carvalho, economista – Rio de Janeiro

Sávio Bonés, jornalista, Minas Gerais

Serena Romagnoli, Itália

Sérgio Haddad, Ação Educativa

Sergio Ricardo Coutinho, UCB

Sérgio Sauer, sociólogo, UNB, relator de Direitos Humanos para o tema da terra, alimentaçao e territorio da DHESCA Brasil.

Severo Salles, UnB e UNAM

Silvia Martínez del Río, Uruguai, jornalista

Silvio Porto, agrônomo, Brasília

Sinclair Mallet Guy-Guerra

Sonia Lúcio Rodrigues de Lima, UFF

Sylvia Gemignani Garcia, socióloga, USP

Tania Maria de Castro Carvalho Netto

Tatiana Dahmer, diretora da ABONG

Teresa Peixoto Faria, UENF-RJ, Diretora do Centro de Ciências do Homem/UENF

Terezinha Cavalcante Feitosa, doutoranda CPDA/UFRRJ

Terezinha Martins dos Santos Souza, psicóloga, IESC/RJ

Tetê Moraes, cineasta – RJ

Theresa Cristina Zavaris Tanezini, UFS

Thiago de Ávila e Silva Oliveira, Brasilia

Thiago Douglas Moreira da Silva – Movimento Mudança / Movimento Ação e Identidade Socialista PT

Thiago Melo, mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo PSOL/RJ

Thomaz Ferreira Jensen, economista, São Paulo, SP

União da Juventude Socialista – UJS

Valdencastro Pereira Vilas Boas, CEFET/BA

Valéria Dias de Lima, Intersindical

Valmor Stedile, PDT-Paraná

Vanessa Silva, jornalista

Vânia Dalcin, Portugal, mestranda em educação intercultural

Vanilde dos Santos

Vanisa da Silva, estudante de serviços social, UCS

Vera Lucia Martins Ramos

Vicente Almeida, Presidente SINPAF SS Hortaliças

Victor Neves, músico – Rio de Janeiro

Vinicios de Rezende, UNICAMP

Wagner da Silva Olibeira, APEDEMA – Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Meio Ambiente no estado do Rio de Janeiro

Wallace Moraes, deoutor em Ciência Política

Werley Rodrigues de Carvalho

Willian Clementino da Silva, diretor de Política Agrária da CONTAG

Wilmar Ferraz, Secretário de Cultura do PT/GO

Wilson Cano, economista, UNICAMP

Wolfgang Leo Maar, filósofo, UFSCar

Zilda Ferreira

Categoria