Peru: Cuzco sai às ruas exigindo a demolição do hotel Sheraton

imagemResumen Latinoamericano / La República / 21 de setembro de 2016 – Unidas, 8 mil pessoas mostram seu repúdio à edificação que atenta contra o Centro Histórico.

Cerca de 8 mil pessoas se mobilizaram pelas ruas da Cidade Imperial na marcha “Sheraton não vai”, o protesto é para exigir a demolição da construção do hotel Sheraton na rua Saphi.

A multidão se reuniu na Praça Túpac Amaru para depois marchar gritando palavras de ordem contra o Sheraton pelas avenidas Garcilaso e El Sol.

A parada final foi a rua Saphi, onde a construtora R &G edificou sete andares, apesar de estar proibida. O prefeito Carlos Moscoso, um dos principais promotores da demolição, somou-se à marcha convocada pela Federação Departamental de Cuzco (FDTC).

Cuzco: protestam contra a construção do hotel Sheraton

Em julho passado, o Ministério de Cultura identificou indícios de uma possível vulnerabilidade na Lei Geral do Patrimônio.

Entre os participantes da marcha, encontram-se integrantes da Federação Departamental de Trabalhadores de Cuzco, alguns vereadores e o congressista Wilber Rosas Beltrán, da Frente Ampla.

Como se recorda, em julho passado, o Tribunal Civil da Corte Superior de Justiça ratificou uma sentença judicial a favor de que continue a edificação do hotel na rua Saphi. A licença de construção do hotel foi entregue pelo município cuzquenho em 29 de dezembro de 2014, a poucos dias de terminar a gestão municipal anterior. No entanto, a atual gestão declarou nula dita licença em 28 de dezembro de 2015, um ano depois, por “romper a harmonia do lugar”.

De acordo com o prefeito da província de Cuzco, Carlos Moscoso, o hotel de sete andares e três subsolos vai contra a planta do Centro Histórico de Cuzco. Por isso, buscam chegar a um consenso com a imobiliária para que o edifício conta apenas com dois andares e os cinco andares excedentes sejam demolidos.

VULNERABILIDADE DO PATRIMÔNIO

Em julho passado, o Ministério da Cultura identificou indícios de uma possível vulnerabilidade na Lei Geral do Patrimônio Cultural da Nação pelo qual iniciou um procedimento administrativo sancionador à empresa imobiliária R y G S.A.C.

Segundo o ministério, a imobiliária não teria cumprido alguns termos da autorização municipal. Por isso, poderia ser sancionada com a demolição da obra.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/09/21/peru-cusco-sale-a-las-calles-exigiendo-la-demolicion-del-hotel-sheraton-video/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria