Durban, capital mundial dos trabalhadores

imagemDurban, África do Sul, 6 out (Prensa Latina) De capital mundial dos trabalhadores pode se qualificar hoje esta cidade costeira sul-africana, sede do XVII Congresso da Federação Sindical Mundial (FSM).

Mais de 1.500 mil delegados e convidados se congregam no Centro Internacional de Convenções Inkosi Albert Luthuli, em Durban, uma cidade que rompe por estes dias seu cotidiano eminentemente turístico por esta que atrai a atenção dos meios de comunicação sobre cruciais problemas dos trabalhadores.

Durante seu discurso ontem, na inauguração do Congresso, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, estendeu aos participantes ‘calorosas boas-vindas’ à esta terra, sede ‘deste congresso pela primeira vez’.

O chefe de Estado recordou que os trabalhadores ‘enfrentam uma luta a nível mundial para responder à crise global do capitalismo’.

‘Não é exagero dizer que a desigualdade e a exclusão econômica mundial se converteram em uma séria ameaça à paz mundial, à estabilidade e ao desenvolvimento econômico’, sublinhou.

Zuma convocou a encontrar soluções possíveis para ‘fechar a brecha’, e isso ‘requer recursos’.

E expressou sua ‘grande preocupação pela perda de recursos do continente (africano) através dos fluxos financeiros ilícitos que se estima em 50 bilhões de dólares por ano.

O governante chamou os trabalhadores a ‘se unirem para responder eficazmente ao desafio do desemprego, da desigualdade e pobreza no mundo, especialmente na África’.

Até sábado se realizará aqui o evento operário. O lema ‘Luta, internacionalismo e unidade para a conquista das necessidades dos trabalhadores contemporâneos, contra a pobreza e as guerras geradas pela barbárie capitalista’, suscita as mais diversas intervenções.

Nesta quinta-feira, segundo dia da reunião, foram ouvidas as vozes da Palestina, Rússia, Chile, Zimbabwe, África do Sul e Cuba.

Organizado pelo Congresso dos Sindicatos da África do Sul (Cosatu), o evento reconhece o papel e combatividade das lutas sindicais neste país ao longo de sua história.

A FSM conta com uma associação de mais de 92 milhões de trabalhadores e seu congresso é celebrado a cada cinco anos, o anterior foi em Atenas, Grécia, onde se localiza sua atual sede.

Situada nas margens do oceano Índico, Durban, com seus aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, é a terceira maior cidade da África do Sul, após Johannesburgo e Cidade do Cabo.

http://www.prensalatina.com.br/index.php/component/content/?o=rn&id=2664

Categoria