Noam Chomsky revela contradição entre mídia e realidade

imagemEstados Unidos são a maior ameaça do mundo, segundo pesquisadores

Resumen Latinoamericano/ ABP Noticas / 3 de novembro de 2016 – Os Estados Unidos são percebidos como a maior ameaça para o mundo, segundo revelam pesquisas realizadas por importantes empresas ocidentais contrárias à matriz que a mídia transnacional quer se posicionar contra países como Irã e Síria.

A informação foi fornecida pelo analista político estadunidense Noam Chomsky, em um artigo publicado na revista norte-americana “Tom Dispatch”. No texto, Chomsky afirma que “segundo as principais pesquisadoras ocidentais (WIN/Gallup), os EUA ganham o primeiro prêmio de maior ameaça. O resto do mundo o considera a ameaça mais grave à paz por uma ampla margem”.

Para o politólogo, a percepção é correta, pois “importantes setores de poder e líderes de opinião nos Estados Unidos compartilham a atitude do regime de Israel e Arábia Saudita”, em relação à violência exercida por estes países na zona denominada Oriente Médio. Assim, Chomsky criticou a atitude dos meios de comunicação ocidentais que descrevem o Irã como “a maior ameaça à paz no mundo”, sem refletir critérios divergentes.

Do mesmo modo, se referiu à conclusão dos diálogos nucleares entre Teerã e o Grupo 5+1, afirmando que quase em todo o mundo sente um grande alívio e otimismo. No entanto, só os EUA e alguns de seus aliados na região do Oriente Médio argumentam, sem provas, que Teerã busca um programa atômico para desenvolver armas nucleares.

A esse respeito, o analista assegura que o Irã não pode representar uma grave ameaça militar, referindo-se a seus baixos gastos militares, inclusive para os padrões da região, além de praticar uma doutrina defensiva.

Em contraposição, o politólogo estadunidense afirma que, segundo números oficiais, os EUA encabeçam a lista dos países que mais gastam em armamentos e que, além disso, o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais afirma que os países árabes do Golfo Pérsico, aliados dos EUA contam com uma vantagem avassaladora sobre o Irã, tanto em gastos militares como em acesso a armas modernas.

Da mesma forma, Chomsky foi contundente ao criticar que se acuse o Irã de ser o “principal patrocinador do terrorismo”, por seu apoio ao Movimento de Resistência Islâmica do Líbano (Hezbolah) e ao Movimento de Resistência Islâmica Palestina (Hamas), pois ambos os movimentos nasceram como resistência à violência e agressão do regime israelense, apoiado pelos EUA.

Nesse sentido, o politólogo norte-americano recordou que “os EUA, em 2003, invadiram o Iraque e deixaram centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados. Além disso, fomentou a violência sectária, desgarrou o país e abriu caminho para a ascensão do grupo terrorista takfiri EIIL (Daesh,em árabe).

Por tudo isso, questionou que se difunda contra o Irã a matriz de ser o causador da instabilidade na região, por parte dos EUA e seus aliados que “levam anos tentando pressionar o Irã, mediante campanhas propagandísticas que apresentam o país persa como uma ameaça para todo o mundo, por seu programa de energia nuclear”.

Contudo, no entanto, o regime de Israel, principal aliado dos EUA no Oriente Médio, conta com umas 400 ogivas nucleares, se nega a aderir ao Tratado de Não Proliferação (TNP) e a permitir inspeções a suas instalações nucleares, disse Chomsky.

ABP NOTICIAS

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/11/03/noam-chomsky-revela-contradiccion-entre-mediatica-y-realidad-estados-unidos-es-la-mayor-amenaza-del-mundo-segun-encuestadoras/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria