Unidade Classista realiza curso de formação política em Porto Alegre

imagemNo último final de semana (10 e 11), foi realizado em Porto Alegre o curso de formação política intitulado “Marxismo e Revolução”, curso promovido pela Unidade Classista em parceria com o Instituto Caio Prado Júnior, Sinasefe IFF-São Vicente do Sul e SINTECT-RS. Aproximadamente 100 pessoas participaram das 4 etapas do curso: 1) Lutas sociais e Revolução, ministrado por Milton Pinheiro; 2) Economia política para trabalhadores, com Sofia Manzano; 3) Estado na concepção marxista, com Mauro Iasi; 4) organização política e luta de classes, com Edmilson Costa.

A compreensão dos processos revolucionários ao longo dos últimos séculos, em especial a Revolução Russa de 1917, bem como a caracterização do modo de produção capitalista do ponto de vista da crítica da economia política, o papel do Estado como instância de poder político da classe dominante e a necessidade de organizar as lutas da classe coletivamente foram o centro das atividades do curso.

As discussões foram fundamentais para contribuir na instrumentalização dos trabalhadores e trabalhadoras para a construção das lutas sociais na atualidade, em meio aos mais diversos ataques promovidos pelos governos e parlamentos. Foi destacada também a importância de aglutinar as entidades classistas para o novo ciclo de lutas sociais que se abre neste momento em que se aprofunda a crise do capital.

https://unidadeclassista.org.br/uc1/2628