Solidariedade ao companheiro Milton Temer

imagemNota Política do PCB

O companheiro Milton Temer (ex-deputado e militante do PSOL-RJ) foi condenado por suposta ofensa ao referir-se à vereadora Teresa Bergher como “porta-voz do nazi-sionismo” no Brasil. Em 2018, a atual representante do Cidadania na Câmara Municipal do Rio de Janeiro fez discurso defendendo o ataque israelense a Gaza, que provocou 17 mortos e 1.400 feridos.

A juíza da 20ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, contrariando parecer do Ministério Público, que havia se manifestado em favor da absolvição, condenou Milton Temer a dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão, além de duzentos-dias multa, pena que foi substituída por prestação de serviços à comunidade. A decisão é em primeira instância e o ex-deputado vai entrar com recurso.

Trata-se de uma decisão política que pretende cercear a voz de um dos mais comprometidos militantes brasileiros em defesa da libertação do povo palestino. A condenação de Milton Temer é mais uma tentativa de manipulação judicial com vistas a sufocar qualquer opinião ou manifestação contrária ao Estado de Israel. Faz parte de um processo mais amplo de criminalização dos ativistas pró-palestinos, do qual é exemplo o Projeto de Lei 4974/2020, do pastor e deputado federal Roberto de Lucena (PODEMOS/SP), que, a pretexto de combater o “antissemitismo”, proíbe as críticas aos crimes cometidos por Israel na Palestina, impondo penas de reclusão de dois a cinco anos e multa aos que defenderem a Palestina.
A injusta e ilegal decisão judicial corrobora com a visão daqueles que apoiam indiscriminadamente as ações de Israel e desejam garantir a impunidade do principal aliado do imperialismo estadudenidense no Oriente Médio. Por meio da falsa alegação de “antissemitismo”, querem silenciar os movimentos e militantes internacionalistas que denunciam os crimes de apartheid e de limpeza étnica promovidos por Israel na Palestina.

Milton Temer é um exemplo de internacionalismo na luta contra os ataques sistemáticos desenvolvidos pelo Estado terrorista de Israel, que promove há décadas uma política genocida contra o povo palestino.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), que participa ativamente da solidariedade internacionalista ao povo palestino, declara publicamente seu mais veemente repúdio ao ato discriminatório cometido contra o companheiro e presta irrestrito apoio a Milton Temer, conclamando a que o conjunto das organizações políticas e sociais defensoras das liberdades democráticas e que se opõem à política imperialista e genocida de Israel se manifestem contra mais esta tentativa de criminalizar os lutadores sociais em nosso país.

Comissão Política Nacional do PCB