Comunicado à Imprensa

1. Defender os direitos do povo palestino e do seu único e legitimo representante para anunciar o estabelecimento de um estado independente da Palestina no lado ocidental, de Gaza e do leste de Jerusalém como sua capital. Eles chamam a ONU (Organização das Nações Unidas) e Estados de todo o mundo para reconhecerem essa legitimação;

2. Tomar ações conjuntas em 29 de Novembro, dia internacional da solidariedade ao povo palestino. As ações incluem aglomerações em frente às Embaixadas Israelenses dos paises que mantêm relações diplomáticas com Israel, aglomerações em frente aos escritórios da ONU e das embaixadas norte-americanas para que reconheçam a legitimação do retorno dos direitos, auto-determinação e estabelecimento de um Estado Nacional da Palestina, contra a “judaização” de Jerusalém, a construção e a manutenção do muro do apartheid;

3. Pressionar os países que têm relações bilaterais privilegiadas com Israel para cessá-las;

4. Organizar atividades anuais, nos dias 15 de Maio, para dar todo tipo de apoio ao povo Palestino;

5. Organizar diferentes formas de atividades, todos os dias 14 de Dezembro, em solidariedade aos cidadãos dos Montes Sírios (Colinas de Golan) ocupados, chamar todos os países para denunciar suas anexações por Israel e obrigar seu retorno à Síria;

6. Trabalhar um plano prático de desenvolvimento de uma plataforma midiática dos partidos comunistas e dos trabalhadores internacionais;

7. Organizar um grupo de advogados e juristas especializados nesses temas para ajudarem a trazer os criminosos israelenses e americanos para as Cortes Criminais de Justiça que investigarão os crimes cometidos em Sabra, Shatilla, Qana, Jenin, Gaza, etc, e os demais crimes cometidos contra a Palestina, o Líbano, a Síria e, inclusive os crimes cometidos contra o povo Iraquiano. Os representantes dos partidos comunistas e de trabalhadores que participaram do Encontro acordaram trabalhar em um programa mais detalhado, levando em consideração todas as propostas apresentadas. Um comitê especial dos partidos comunistas da Síria, do Líbano e da Grécia, além do Partido do Povo Palestino, serão responsáveis por um programa específico. Os participantes também concordaram em manter uma ferramenta, pela internet, de coordenação dessas atividades encabeçadas pelos quatro partidos mencionados.

Finalmente, os representantes dos partidos comunistas internacionais agradeceram o Partido Comunista Sírio pela organização desse ótimo encontro internacional, pelos esforços para o seu sucesso, e pelas facilidades oferecidas pela Síria para ajudar a manter o encontro em boas condições. Os participantes do Encontro Extraordinário dos Partidos Comunistas e de Trabalhadores, em Damasco, 28 – 30 de Setembro de 2009.