Evo Morales pede a retirada do Prêmio Nobel de Obama

O presidente boliviano, Evo Morales, pediu a retirada do Prêmio Nobel da Paz de seu homólogo dos Estados Unidos, Barack Obama. A justificativa é o presidente norte-americano ter impulsionado uma invasão armada à Líbia.

“Há dois anos temos escutado que o presidente Obama foi Prêmio Nobel da Paz. No entanto, neste momento, está defendendo a paz no mundo ou está promovendo ainda mais violência? Por isso se deveria retirar o Prêmio Nobel da Paz do presidente dos Estados Unidos”, disse Morales para jornalistas.

Obama recebeu o Nobel da Paz em 2009 apenas pelo fato de assumir a presidência dos Estados Unidos. Na mesma premiação, também figurava como postulante o mandatário boliviano, auspiciado pelos movimentos sociais sul-americanos.

Morales, que se define como marxista e antiimperialista, questiona duramente o papel das potências no falho Conselho de Segurança das Nações Unidas que, na quinta-feira, aprovou uma zona de exclusão aérea na Líbia.

O governante boliviano reivindicou o fim imediato das operações aéreas sobre a Líbia e a formação de uma missão de paz integrada por delegações de alto nível da ONU, a Liga Árabe e a União Africana.

No sábado, já havia expressado sua “condenação, repúdio e rechaço à intervenção de potências na Líbia”.

“Não é possível que o Conselho de Segurança, sob pretexto de defender a vida dos civis, bombardeie e destrua, invada um país como a Líbia”, disse, nesta segunda-feira, ao condenar a violação dos direitos humanos.

“Como podemos entender, como é possível que um Prêmio Nobel da Paz promova uma invasão, um bombardeio? Isso é delinqüência, é um assalto, é uma agressão”, disse Morales.

“Não é possível que um Prêmio Nobel da Paz (como Obama) encabece uma quadrilha para assaltar e para invadir. Isso já não está de acordo com defesa dos direitos humanos”, finalizou.

Fonte: http://roseoftokio.blogspot.com/

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza

Categoria