COMUNA QUE PARIU! 2017: LGBT TEM CLASSE

O Comuna canta nesse carnaval “As bi, as gays, as trans e as sapatão / tão juntas no Comuna pra fazer revolução!”

O Bloco Comuna que Pariu! se tornou um fenômeno cultural que transcende o carnaval. O Bloco Revolucionário do Proletariado que, nos últimos anos, bradou “Não vai ter Copa” (2014), “Lugar de Mulher é onde ela quiser … e no Comuna que Pariu!” (2015) e que “Você sabe que esse verso tem cor… a cor do negro trabalhador” no Raça e Classe (2016) agora convoca a população LGBT para, junto com o Comuna, fazer a revolução.
O Comuna escancara o debate e sem pudor abre a polêmica com o conservadorismo e suas visões de mundo. O samba do Comuna traz bandeiras do movimento LGBT e as conecta com a luta de classes: “Olha aí/ sempre fui parte dessa história e …/ Olha, ninguém apaga minha memória/ Sou trabalhadora, sou guerreira (…)/ Quero pra vida, bem além do carnaval/ O direito de existir / quero meu nome social!”

E assim o Comuna vem em 2017, levantando a bandeira do arco íris junto com a bandeira vermelha.

E falando em bandeira vermelha, o Comuna realizará uma bela e empolgante homenagem aos 100 anos da Revolução Russa na sua apresentação no Carnaval.

Comuna por aí….

O Comuna, criado a partir da UJC e reorganizado pela Célula de Cultura do PCB-RJ em 2013, ganhou dimensões nacionais, além de contar com diversos militantes, ativistas e amigos, inclusive de outras organizações socialistas, comunistas e democratas radicais. Extrapolou o carnaval, sendo um bloco de lutas o ano inteiro, não reconhece fronteiras e hoje está presente em diversas cidades. Em vários lugares do país, sob o estandarte do Comuna, se realizarão lutas no carnaval. Afinal, enquanto se samba se luta também, e enquanto se luta… se samba também, já diria Candeia. É nesse clima que teremos, neste ano, diversas manifestações inspiradas no Comuna. Uma dessas é em Santa Catarina, onde também está se preparando uma homenagem ao centenário da revolução Russa.

Confira o Samba do Comuna 2017: https://www.youtube.com/watch?v=ijB2aofSrh8