Mulheres de Abril

imagem

Neste 25 de abril, 43 anos após a Revolução dos Cravos em Portugal, que derrubou o regime ditatorial e pôs fim à exploração colonialista portuguesa na África, apresentamos depoimentos de mulheres revolucionárias colhidos pelo Blog Esquerda.net, numa série que reunirá mais de 20 testemunhos, a ser publicada durante os meses de abril e maio. São relatos, na primeira pessoa, de mulheres antifascistas sobre a sua história de resistência e de luta contra a ditadura. Coordenação de Mariana Carneiro.


Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Custódia Chibante
imagem

Abril 25, 2017

A fúria do chefe da Brigada Silva Carvalho era indescritível, pois além de me insultar e deixar a cara inchada, cuspiu-me três vezes para a cara. Foi este o meu último dia de prisão. Por Maria Custódia Chibante (mulher do Couço).

Ler mais


Testemunho de Margarida Tengarrinha
imagem
Mulheres de Abril:
Abril 23, 2017

Tinha acabado de fazer 17 anos quando participei na primeira manifestação política. Foi no dia 8 de Maio de 1945, o dia do armistício. Já existia entre nós a noção do que foi a guerra, do que foi o nazifascismo, da aliança do Salazar com o Mussolini e o Hitler. Para mim isso era muito claro. Que não existia, de maneira nenhuma, isenção da parte do Salazar. Por Margarida Tengarrinha.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Helena Neves
imagem

Abril 20, 2017

Recupero a liberdade com a liberdade do nosso país graças ao Movimento das Forças Armadas na Revolução de Abril. E sempre me faltarão as palavras para dizer esta emoção de saborear um sonho há muito sonhado, de encetar o resto da minha vida num país liberto da cinza dos dias oprimidos. Por Helena Neves.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Helena Pato
imagem

Abril 18, 2017

Estava sempre numa ansiedade, desejando ir [de uma vez…] para tortura de sono. Queria ver-me livre daquilo. Tinha medo e sabia que esse era o meu destino, mais cedo ou mais tarde. Por Helena Pato.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Aurora Rodrigues
imagem

Abril 16, 2017

No Reduto Sul, onde estavam os pides e não os guardas prisionais, fizeram-me uma coisa que seria incompreensível, se não fosse o objectivo de humilhar, particularmente por eu ser mulher. Despiram-me completamente. Por Aurora Rodrigues.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Manuela Góis (Manu)
imagem

Abril 13, 2017

Havia muitas ligações entre o movimento estudantil e outros movimentos que queriam o fim do fascismo e a independência das colónias. Daí que houvesse tantas prisões de estudantes, vigorosamente denunciadas pela imprensa estudantil. Por Manuela Góis (Manu).

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Etelvina Sá
imagem

Abril 11, 2017

Na crise académica de 1969, as mulheres participaram massivamente, tanto nas assembleias de estudantes como nas manifestações, saindo da “concha” a que estavam circunscritas. Por Maria Etelvina Sá.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Machado
imagem

Abril 9, 2017

Despedi-me da minha mãe, do meu pai e da irmã com o coração apertado. Não sabia por quanto tempo seria a separação. E não podia adivinhar que nesse mesmo ano, em Agosto, seriam presos pela PIDE. E assim entrei eu na organização das “acções especiais”. Por Maria Machado.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Joana Lopes
imagem

Abril 6, 2017

A liberdade que nunca se imaginara poder ser tão grande, as esperanças quase sem limites dos tempos que se seguiram. Sim, tudo isso, mas foi longo o caminho de muitos para lá chegarem – e o meu também foi. Por Joana Lopes.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Isabel do Carmo
imagem

Abril 4, 2017

O meu primeiro confronto político foi com o padre que dava aulas de moral no Liceu de Setúbal e que, tinha eu dez anos, me disse “a menina é comunista”. Por Isabel do Carmo.

Ler mais


Mulheres de Abril: Testemunho de Graça Marques Pinto (Magaça)
imagem

Abril 2, 2017

Estava na clandestinidade quando se deu o 25 de Abril. Nunca esquecerei a emoção sentida ao tomar conhecimento do derrube da ditadura! O país tinha despertado vestido de Primavera! Por Graça Marques Pinto (Magaça).


http://www.esquerda.net/artigo/mulheres-de-abril-testemunho-de-maria-custodia-chibante/48344