Comunicado da CRBZ diante da prisão do companheiro Joaquín Pérez Becerra

A CRBZ* manifesta sua solidariedade com o companheiro Joaquín Pérez Becerra diante de sua arbitrária e ilegal prisão no aeroporto “Simón Bolívar” de Maiquetía no domingo passado, dia 24 de abril de 2011.

Como é de conhecimento público, o companheiro Joaquín Pérez é um cidadão sueco, e que como vítima de perseguição política renunciou à nacionalidade colombiana há 10 anos. Becerra Pérez entrou em nosso país com um passaporte sueco, por isso não poderia ser deportado à Colômbia. O companheiro tem a qualidade de exilado político, portanto, não pode ser extraditado para a Colômbia, pois o direito internacional, no que diz respeito à situação de refugiado e de asilo, impede que alguém seja enviado para um país onde a sua vida, integridade física, liberdade corram risco.

Mais do que a ilegalidade que a sua prisão e entrega às autoridades colombianas constituem, estamos extremamente preocupados com as concessões que o Estado Venezuelano, cada vez mais frequentes, realiza em benefício da oligarquia narcoparamilitar colombiana.

Podemos entender que razões de Estado são privadas, a fim de “melhorar” as relações diplomáticas com o sucessor de Álvaro Uribe Vélez, que tentou arrastar-nos para um conflito fratricida obedecendo ordens de seu mestre norte-americano, mas não podemos omitir nossa grande preocupação quando isso é feito ao custo de arriar as bandeiras da soberania nacional e popular, quanto a entrega dos ativistas sociais e políticos se tornar um horrendo hábito de nossa diplomacia.

A guerra civil que vive a Colômbia é uma questão que fere todos os Povos da Nossa América, e nobres esforços a fim de superar este longo conflito são um imperativo ético e político, no entanto, isso não pode ser feito colocando a Revolução Bolivariana e tudo o que se apresenta como uma esperança e projeção histórica do Povo Pobre a serviço do Estado genocida colombiano.

Infelizmente este não é um incidente isolado, já que dois de nossos companheiros militantes da Frente Nacional Campesino “Ezequiel Zamora” (FCNEZ) foram sequestrados, torturados e assassinados na reserva Uribante-Caparo sendo que as obscuras mãos de membros da agência de segurança do estado estão fortemente envolvidas. Ainda estamos esperando respostas de organismos como o Ministério Público, Ministério do Poder Popular ou do Ministério do Interior e Justiça.

Nós alertamos, como parte ativa do movimento popular bolivariano e revolucionário, que as correntes reformistas vão silenciosamente cooptando parte da rotina diária de nosso dinâmico cotidiano político, que a estigmatização da crítica se torna mais solta, assim como a criminalização dos protestos e a interpelação ao governo se tornou slogan vazio.

Esperamos que o nosso governo realize correções em todos os espaços onde se faz necessário e que o faça com a participação ativa do Poder Popular Socialista. Mais do que nunca, é imperativa a Radicalização Democrática da Revolução Bolivariana, a luta contra os “cinco pontos” (burocracia, corrupção, ineficiência, ineficácia e reformismo), a luta contra o velho Estado oligárquico-burguês e as suas amplas sequelas de vícios e maus hábitos. A tática revolucionária impõe uma aceleração da consciência, da organização e mobilização popular em torno do seu projeto histórico, da Unidade Nacional e seu Comandante em Chefe, e isso deve ser feito a partir de uma firme posição de classe, a posição de classe dos trabalhadores e dos pobres rurais e da cidade. A luta político-ideológica contra o reformismo, como luta política e social em função de perceber e materializar as demandas e reivindicações histórica do Povo Pobre, são as ferramentas que nos permitem compor o bloco popular bolivariano para triunfar nas batalhas difíceis que temos pela frente.

PELA PLENA LIBERDADE DO COMPANEHRIO JOAQUÍN PÉREZ!

VIVA A LUTA DO POVO COLOMBIANO!

VIVA A UNIDADE DOS POVOS DE NOSSA AMÉRICA!

JUSTIÇA PARA OS NOSSOS COMPANHEIROS JOSÉ JOEL TORRES E JOSÉ AGUSTÍN GAMBOA!

NEM PERDÃO, NEM ALÍVIO!

APROFUNDAR A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!

PELA RADICALIZAÇÃO DEMOCRÁTICA DA REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!

*Corrente Revolucionária BOLIVAR e ZAMORA

Fonte: www.fncez.net.ve

Traduzido por Dario da Silva