Sindicalistas de todas as latitudes se reúnem em Havana

imagemResumen Latinoamericano. Cubadebate, 02 de maio de 2017.

Não se nota em nenhum dos protagonistas rastro de cansaço depois de participar do massivo desfile do dia anterior, e sim uma alegria contagiante percorria a sala número um do Palácio de Convenções, que ao dizer de um dos participantes, havia se tornado a capital da solidariedade mundial.

Pouco antes das 9 da manhã, a sala já estava cheia. O Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e América Latina e o Caribe reunia novamente a amigos de todo o mundo em Havana, em um evento que por ser cotidiano não deixa de ser original.

Abriram as cortinas do debate as palavras inaugurais de Ulises Guilarte de Nacimiento, membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba e secretário geral da CTC.

O líder sindicalista cubano realizou um breve esboço do panorama operário mundial, no qual ressaltou o crescimento da subcontratação, da terceirização, do trabalho informal e dos níveis de pobreza.

A este evento participaram as delegações estrangeiras presentes nos festejos do Primeiro de Maio, para exigir o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro mantido pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de meio século e, também, para evidenciar seu apoio à Venezuela frente às agressões e o assédio diplomático de que é vítima o governo de Nicolás Maduro.

Mais de mil e seiscentos convidados de 86 países desfilaram ontem, junto a representantes de todas as gerações de cubanos, para celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores, ocasião propícia para recordar o líder histórico da Revolução, Fidel Castro, falecido em 25 de novembro passado, artífice do processo de transformações que impulsiona a ilha.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2017/05/02/sindicalistas-de-todas-las-latitudes-se-reunen-en-la-habana-fotos/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)