O Norte revolto e brutal

(O líder cubano aborda a resposta do Conselho de Estado da China ao informe anual dos Estados Unidos sobre as violações dos “Direitos Humanos”,no qual enumeram os fatos que demonstram a desastrosa situação dos direitos humanos no país do Norte)

Eu estava lendo materiais e livros em abundância para cumprir a minha promessa de continuar a Reflexão de 14 de abril sobre a Batalha de Girón, quando dei uma olhada nas notícias frescas de ontem, que são abundantes, como de costume. Pode-se acumular montanhas todas as semanas, que vão desde o terremoto no Japão, ao triunfo de Ollanta Humala sobre Keiko, filha de Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru.

O Peru é um grande exportador de prata, cobre, zinco, estanho e outros minerais; possui grandes depósitos de urânio que poderosas transnacionais buscam explorar. Do urânio enriquecido saem as mais terríveis armas que a humanidade conheceu, e o combustível das usinas nucleares que, apesar das advertências dos ecologistas, estão sendo construídas em ritmo acelerado nos EUA, Europa e Japão.

Não seria justo, é claro, culpar o Peru por isso. Os peruanos não criaram o colonialismo, o capitalismo e o imperialismo. Nem se pode culpar o povo dos Estados Unidos, que também é uma vítima do sistema engendrado ali pelos políticos mais imprudentes que o planeta conheceu.

Em 08 de abril os mestres do mundo deram à luz ao seu costumeiro informe anual sobre as violações de “direitos humanos”, o que levou a uma aguda análise no site Rebelión, assinado pelo cubano Manuel E. Yepe, com base na resposta do Conselho de Estado da China, enumerando os fatos que demonstram a desastrosa situação dos direitos humanos nos Estados Unidos.

“… Os Estados Unidos é o país onde mais se agridem os direitos humanos, tanto em seu próprio país como em todo o mundo, e é uma das nações quemenos garante a vida, a propriedade e a segurança pessoal de seus habitantes.

“A cada ano, um em cada cinco pessoas é vítima de um crime, a taxa mais alta do planeta. Segundo estatísticas oficiais, as pessoas maiores de 12anos, sofreram 4,3 milhões atos violentos.

“A criminalidade tem crescido de forma alarmante nas quatro maiores cidades do país (Filadélfia, Chicago, Los Angeles e Nova York) e houve umaumento notável em relação ao ano anterior, em outras grandes cidades (St. Louis e Detroit).

“A Suprema Corte determinou que a posse de armas para defesa pessoal é um direito constitucional que não pode ser ignorado pelos governos estaduais. Noventa dos 300 milhões habitantes do país possuem 200 milhões de armas de fogo.

“Nacionalmente foram registrados 12.000 homicídios causados por armas de fogo, enquanto 47 por cento dos roubos foram cometidos também com o uso de armas de fogo.

“À Sombra da seção de “atividades terroristas” da Lei Patriótica, a tortura e a extrema violência para obter confissões de suspeitos são comuns. As condenações injustas são evidentes em 266 pessoas, 17 delas já no corredor da morte, e que foram absolvidas por meio de testes de DNA.

“Washington advoga pela liberdade na Internet para fazer da rede de redes uma importante ferramenta diplomática de pressão e hegemonia, mas impõe restrições estritas no ciberespaço em seu próprio território e pretende estabelecer um cerco legal para lidar com desafios que representam a Wikileaks eseus vazamentos.

“Com uma taxa de desemprego elevada, a proporção de cidadãos estadunidenses que vivem na pobreza atingiu um nível recorde. Um de cada oito cidadãos que participaram no ano passado no programa de alimentos.

“O número de famílias beneficiadas em centros de desabrigados aumentou 7 por cento e as famílias tiveram que ficar mais tempo nos abrigos. Os crimes violentos contra essas famílias de sem-teto estão crescendo constantemente.

“A discriminação racial permeia todos os aspectos da vida social. Os grupos minoritários são discriminados no mercado de trabalho, tratados de modoindigno e não são considerados para promoções, benefícios ou processos de seleção de trabalho. Um terço dos negros sofreu discriminação no local de trabalho, mas apenas 16% se atreveu a apresentar queixas.

“A taxa de desemprego entre os brancos é de 16,2%, entre os hispânicos e asiáticos é de 22% , e entre os negros é 33%. Os afro-americanos e oslatinos representam 41 por cento da população carcerária. A taxa de afro-americanos cumprindo prisão perpétua é 11 vezes maior do que os brancos.

“90 por cento das mulheres foram vítimas de discriminação sexual de algum tipo em seu local de trabalho. Vinte milhões de mulheres são vítimas de estupro, cerca de 60.000 prisioneiros foram vítimas de agressão sexual ou violência. Um quinto dos estudantes universitários são vítimas de violência sexual e 60 por cento dos estupros nos campi das universidade ocorre nos dormitórios femininos.

“Nove em cada dez estudantes homossexuais, bissexuais ou transexuais são perseguidos na escola.

“O informe dedica um capítulo para recordar as violações dos direitos humanos por parte do governo dos EUA fora das suas fronteiras. As guerras no Iraque e no Afeganistão, lideradas pelos EUA, têm causado enormes quantidades de vítimas na população civil desses países.

“As ações ‘antiterroristas’ dos EUA incluem escândalos graves de abusos contra prisioneiros, a detenção indefinida sem acusações nem julgamento em centros de detenção, como Guantánamo e outros lugares do mundo, criados para interrogar os chamados “detentos de alto valor”, onde as piores torturas são aplicadas.

“Documento lembra o documento chinês que os EUA violam o direito à existir e se desenvolver para o povo cubano, não obedecendo a vontade mundial expressa pela Assembleia Geral da ONU por 19 anos consecutivos sobre “A necessidade de acabar com o, embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba “.

“Os Estados Unidos não ratificaram as convenções internacionais sobre os direitos humanos como o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, a Convenção sobre os Direitos dasPessoas com Deficiência e a Convenção sobre os Direitos da Criança.

“Os dados que oferece as contagens apresentadas pelo governo chinês mostram que a história funesta dos EUA neste domínio os desqualificam como “juiz dos direitos humanos no mundo”. Sua “Diplomacia dos direitos humanos” é pura hipocrisia para servir os seus interesses estratégicos imperiais. OGoverno chinês aconselhou o governo dos EUA a tomar medidas concretas para melhorar a sua própria situação dos direitos humanos, revendo eretificando as suas atividades nesta área e parando suas ações hegemônicas que consiste na utilização dos direitos humanos para interferir nos assuntos internos de outros países”.

A importância desta análise, acreditamos, é que se faça essa denúncia em um documento assinado pelo Estado chinês, um país de 1,341 bi de cidadãos, que tem 2 trilhões de dólares em reservas monetárias, sem cuja cooperação comercial faria o Império entrar em colapso. Pareceu-me importante que nosso povo conhecesse esses dados precisos contidos no documento do Conselho de Estado Chinês.

Se Cuba fosse apontar as mesmas coisas, seria irrelevante, pois há mais de 50 anos denunciamos esses hipócritas.

Marti disse 116 anos atrás, em 1895: “… o caminho que estão apagando, e com nosso sangue nos fazemos cegos, é da a anexação de povos de nossa América, ao Norte revolto e brutal que nos despreza… “

“Vivi no monstro, e conheço suas entranhas”.

Fidel Castro Ruz

23 de abril de 2011