A Classe trabalhadora assume mais uma vez o papel de protagonista nas lutas populares do Brasil

imagemAs secretarias de Comunicação e de Agitação e Propaganda do PCB apresentam uma nova seção em nosso portal: “PCB – Lutas nos Estados”, onde apresentaremos breves textos e imagens da participação dos comunistas nas lutas e atividades em todo o país. Uma seção dedicada aos nossos militantes que, em toda parte, erguem a bandeira vermelha do comunismo e conduzem a luta pela transformação radical de nossa sociedade. De norte ao sul … e no país inteiro… Viva o Partido Comunista Brasileiro!


A Classe trabalhadora assume mais uma vez o papel de protagonista nas lutas populares do Brasil

Há algo de novo no ar?!?!

Estamos diante de um brutal ataque a direitos histórica e duramente conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras de nosso país. Desde a queda da ditadura empresarial-militar, o povo brasileiro não testemunha tamanha ofensiva contra a classe trabalhadora. O golpe institucional contra o Governo petista acelerou o aprofundamento dos ataques, por meio de um conjunto de contrarreformas e intensificou o processo de retirara de direitos.

O novo bloco dirigente, formado a partir de troca de favores, cargos, verbas e ministérios e gestado no interior da antiga base de sustentação do governo Dilma, construiu uma maioria no congresso e no senado, que possibilitou não apenas implementar medidas que, antes, os governos petistas não conseguiram impor por falta de base de apoio, como ampliar, intensificar e acelerar, de forma brutal, as investidas a serviço do capital.
A PEC de limite de gastos, que congelou os investimentos e gastos públicos por 20 anos, somada às reformas da previdência e trabalhista e à lei das terceirizações, formam um quadro de violentos ataques à classe trabalhadora.

Contudo, na virada de abril para maio, cresceu a resistência dos trabalhadores. Em todo o país, nas principais cidades e capitais ocorreram fortes mobilizações, atividades de massas, passeatas, bloqueios de estradas, portos e aeroportos. No dia 28 aconteceu a Greve Geral. A classe trabalhadora assumiu forte protagonismo nas atividades deste dia e, mesmo diante da brutal repressão policial, manteve os atos e mobilizações.

Assim como o dia 28, o dia 1º de Maio serviu de encontro unitário da classe trabalhadora, que voltou às ruas com suas lutas e reivindicações. Em todos esses momentos, as bandeiras do PCB estiveram presentes, juntamente com as bandeiras da Unidade Classista e dos demais coletivos do PCB.

Manifestações em todo o país, e onde teve luta… lá estava o PCB.

Para visualizar as imagens, clique na galeria abaixo:

https://goo.gl/photos/riVZAb25sTk2P2Sv5

https://photos.google.com/share/AF1QipMZJ2DSmS8IfhLVGL2O-jQ4pSUazZG14Fr1qVC7X1L0xvYVrLrTHuqYgfzIkNUEYw?key=bXd6UzZ4NmQ0ZnZXWGJCNXAxUkdGeDI5LWNJY1JR