Che é um exemplo de vida e consequência, afirma Evo Morales

imagemLa Paz, 15 de junho (Prensa Latina)

O presidente da Bolívia, Evo Morales, destacou as qualidades de Ernesto Che Guevara como revolucionário, lutador internacionalista e consequente com seus princípios, durante um ato em homenagem aos seus 89 de nascimento.

“Che é um exemplo de vida e consequência”, disse o mandatário, e acrescentou que dele se aprende essa ética entre o pensar e o fazer, entre o discurso e a realidade, entre os sonhos e a luta.

Ao ato, efetuado à noite no Palácio de Governo, assistiram o vice-presidente Álvaro García Linera, ministros, deputados, embaixadores de vários países, entre eles de Cuba, Venezuela, El Salvador, Equador, China e Rússia; médicos cubanos e membros de organizações sociais.

Em seu discurso, afirmou Evo que as ideias de Che têm hoje plena vigência no continente.

Esse Che anti-imperialista, anticapitalista e anticolonialista, mas também humano e solidário, está presente na Brigada Médica Cubana na Bolívia, nas milhões de consultas e na alma das mais de 700 mil pessoas operadas, disse o chefe de Estado.

Expressou que as ideias de Che Guevara e de Fidel Castro estão vigentes também nas missões como Bairro Adentro, na Venezuela; nas favelas brasileiras e na Amazônia, os vales e o altiplano boliviano.

Nascido em 14 de junho de 1928 em Rosario, Argentina, Che participou na luta pela libertação de Cuba, posteriormente dirigiu uma frente no Congo e na Bolívia organizou um grupo guerrilheiro entre os anos de 1966 e 1967.

Durante 11 meses combateu em difíceis condições na selva até que foi ferido, capturado e assassinado por ordens da Agência Central de Inteligência (CIA) em 9 de outubro de 1967.

“Hoje Che está mais vivo que nunca”, afirmou Evo, e acrescentou que ele inspira as lutas contra a ofensiva imperial que trata novamente de oprimir os povos.

A ministra de Cultura anunciou o programa de atividades que se desenvolverá entre junho e outubro pelos 50 anos da presença da guerrilha neste país.

O programa inclui visitas aos lugares vinculados ao movimento revolucionário em Vallegrande e A Higuera, rodas de conversas sobre a vida e obra do Guerrilheiro Heroico, concertos, exposições fotográficas e encontros com movimentos sociais.

Jorge Barrón, membro do ‘Comitê 50 anos do Che na Bolívia’, declarou à Prensa Latina que vários presidentes, ex-presidentes e outras personalidades participarão nas homenagens.

Expressou Barrón que o guerrilheiro argentino cubano é um exemplo para as novas gerações, sobretudo pela coerência entre seu pensamento e ação.

Para Valeria Silva, a deputada mais jovem da Bolívia, hoje as ideias do comandante guerrilheiro veem-se materializadas com as políticas públicas seguidas pelo governo de Evo Morales em favor dos mais pobres e desprotegidos e dos setores historicamente postergados como os indígenas e camponeses.

Categoria