Venezuela: escalada de terror contra a Revolução Bolivariana

imagemEste é Oscar Pérez, o sequestrador do helicóptero com o qual tentou assassinar, lançando granadas.

Outra mostra de que o fascismo continua sua escalada de terror atacando à Revolução Bolivariana.

O presidente Nicolás Maduro condenou o ataque terrorista e indicou que está ativando o plano de defesa aérea e já se adiantam as investigações. O ministro para a Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, denunciou a ocorrência de um ataque armado a partir de um helicóptero sequestrado do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC) contra a sede do Tribunal Supremo de Justiça e o Ministério de Interiores, Justiça e Paz, ambas localizadas na capital da Venezuela.

A nave percorreu o céu de Caracas com uma espécie de cartaz com o artigo 350 da Constituição e a palavra liberdade. O presidente Nicolás Maduro explicou que explosivos foram jogados de um helicóptero sequestrado do CICPC contra as sedes do Tribunal Supremo de Justiça e do Ministério do Interior.

“Imediatamente se ativou todo o plano de detecção e defesa aérea, esta pessoa lançou umas granadas, uma não explodiu. Ocorria no Tribunal Supremo de Justiça uma atividade social. Poderia ter ocasionado várias dezenas de mortos ou feridos (…) e, depois, sobrevoaram o Ministério do Interior”, indicou do salão Gran Mariscal de Ayacucho, no Palácio de Miraflores, no marco da entrega do Prêmio Nacional Simón Bolívar.

“Mais cedo ou mais tarde, vamos capturar aqueles que empreenderam este ataque terrorista armado. Condeno este ataque terrorista”, acrescentou.

O chefe de Estado instou à coalisão de partidos opositores da autodenominada Mesa da Unidade Democrática (MDU) a condenar este tipo de violência “evidentemente golpista”, e assegurou que um dos pilotos envolvidos trabalhava para o ex-ministro do Interior, Miguel Rodríguez Torres (2013-2014), acusado de trabalhar para a Agência Central de Inteligência estadunidense (CIA).

A presidenta da TeleSUR, Patricia Villegas, através de uma inserção televisiva, confirmou que tudo se encontrava em total normalidade no Salão Ayacucho, onde se celebrava a entrega do Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar e desmentiu os rumores que circulavam nas redes sociais e mídias locais sobre um ataque ao Palácio de Miraflores.


Helicóptero tinha sido sequestrado com a desculpa de dar voltas de prova. Piloto e copiloto puderam sobrevoar Caracas. Sobrevoaram instalações do Tribunal Supremo de Justiça e Ministério para o Poder Popular das Relações Interior e Justiça. Aciona armas contra MPPRIJ. Contingente da GNB que protege ambas instalações dispara contra o helicóptero. Piloto muda rumo e se dirige para La Trinidad (Baruta). Frente a estação de bombeiros de La Trinidad, estaciona o helicóptero sobre o edifício. O piloto tinha gravado várias mensagens declarando-se em rebeldia, que tinha montado sua conta no Instagram. Oscar Pérez é a quem se atribui a ação. É inspetor do CICPC e foi produtor e ator do filme/propaganda de ação “Muerte Suspendida” [Morte Suspensa]. Nos vídeos, diz que junto de um grupo armado se declara em rebeldia e que os funcionários se identificariam com uma faixa violeta em seu braço.

Em VTV: Maduro indica que “piloto do helicóptero era ex-piloto do General Rodríguez Torres, que se demostrou trabalhava para a CIA”.

Nicolás Maduro em VTV: [Sobre o sobrevoo do helicóptero do CICPC] “Imediatamente se ativaram os planos antiaéreos. Este indivíduo lançou algumas granadas. Uma delas não explodiu. Ocorria um ato social no TSJ e isso poderia ter gerado uma tragédia. Tenham claro que, mais cedo ou mais tarde, encontraremos os responsáveis deste atentado. E peço à MUD que repudie este tipo de agressões (…). Um destes pilotos trabalhou para o ministro Rodríguez Torres, que como vocês sabem, aceitou hoje que trabalha para a CIA (…). Como se pode qualificar que se sequestre um helicóptero que é utilizado pelo Estado venezuelano e usá-lo para atacar repartições públicas? Espero que o MP tome medidas acerca do assunto, porque estes são ataques terroristas que poderiam ter gerado uma tragédia (…). Até onde vai chegar a MUD? Nós sabemos aonde vamos chegar, porque vocês não vão voltar a governar este país nunca mais”.


Segundo a informação, o sequestrador do helicóptero foi identificado como Oscar Pérez e usou sua conta de Instagram para todos seus compatriotas que não estão de acordo com o governo de Nicolás Maduro.

O sequestrador aparece em um vídeo rodeado de homens armados e encapuzados (aparentemente soldados) e com rosto de alucinado, como se fosse um novo Rambo, pronuncia esta arenga apocalíptica: Temos duas opções: sermos julgados no dia de amanhã por nossas consciências e pelo povo, ou a partir de hoje nos libertarmos deste Governo Corrupto. Somos Guerreiros de Deus e nossa missão é viver a serviço do povo. VIVA VENEZUELA! QUE VIVA!

“Somos um agrupamento entre funcionários militares, policiais e civis em busca do equilíbrio”, disse Oscar Perez no Instagram“E contra este governo transitório criminoso, não pertencemos a tendência política ou partidária. Somos nacionalistas, patriotas e institucionalistas”, disse na rede social.

Fotos do terrorista que hoje tentou cometer um assassinato massivo e fracassou.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2017/06/27/gobierno-de-venezuela-denuncia-ataque-aereo-contra-sedes-del-tsj-y-ministerio-de-interior/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria