Nota do PCB Ceará em apoio à greve dos trabalhadores da construção civil

imagemO Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público manifestar seu total apoio à greve dos trabalhadores da construção civil, iniciada desde o dia 5 de julho, resultado das mobilizações daquilo que deveria ter sido a grande greve geral do dia 30 de junho e consequência também de uma longa negociação durante a campanha salarial, onde os patrões, de forma irredutível, bateram o pé diante das propostas vindas dos trabalhadores, representados pela direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza, onde a pauta principal do entrave é a de concessão do vale combustível aos trabalhadores.

O vale tem sido refutado pela patronal, sob pressão de outros setores do grande capital, no caso dos empresários de transportes (Sindiônibus), que tem fortes ligações com as construtoras (Sinduscom) e juntos golpeiam a classe trabalhadora, seja nas campanhas salariais da construção civil e dos rodoviários, assim como na defesa intransigente das reformas trabalhista e da previdência do governo usurpador de Michel Temer (PMDB), à serviço dos interesses dos empresários.

Os patrões usam de todos os mecanismos para deslegitimar a greve: agora usam de pesada campanha publicitária nos grandes veículos de comunicação, que também estão ligados umbilicalmente à eles, para difamar a luta legítima dos trabalhadores, assim como utilizam do Poder Judiciário para, através de processos contra o Sindicato, enfraquecer a greve.

Portanto, o PCB, junto com a corrente sindical Unidade Classista e a União da Juventude Comunista estão prontamente dispostos à enfrentar esta luta ao lado dos trabalhadores da construção civil, assim como todas as lutas que teremos adiante para conquistar nossos direitos e avançar para o Socialismo, único sistema possível para a classe trabalhadora. Só na luta diária, construindo o Poder Popular, construiremos uma sociedade onde todos os trabalhadores usufruam dos direitos básicos. Que a burguesia pague pela crise que ela geriu!

Criar o Poder Popular!

Rumo ao Socialismo!

Categoria