UNIDADE CLASSISTA E INTERSINDICAL INTEGRAM A NOVA DIRETORIA DO COMBATIVO SINDIPETRO DO RIO DE JANEIRO

A nova diretoria do Sindipetro-RJ tomou posse na última quarta-feira, 1º de junho. Os diretores, que cumprirão mandato no triênio 2011-2014, representam a chapa 1, “Independência, Unidade e Luta”, composta majoritariamente por representantes da atual gestão, que derrotou a oposição ligada à FUP e dirigida por setores que iriam transformar a entidade num “sindicato chapa branca”.

Dessa forma, o Sindipetro-RJ mantém-se sob a hegemonia da esquerda, contando em sua diretoria com representantes da Intersindical, da Conlutas e de setores cutistas que não aceitam o alinhamento automático e acrítico ao governo federal.

“Nos últimos anos, o Sindipetro-RJ tem sido não só um bastião em defesa da categoria petroleira, mas também um protagonista nas lutas em defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Sua atuação tem demonstrado a importância da unidade de ação em torno de questões concretas, sem que se abra mão do respeito à pluralidade, da combatividade e da autonomia sindical. Cabe a esta gestão que agora se inicia aprofundar este rumo, cerrando fileiras junto aos movimentos populares, às forças de esquerda e demais entidades representativas dos trabalhadores na construção de uma ampla frente, capaz de oferecer uma alternativa real ao país no rumo da construção socialista.” – diz Aiman Franco, diretor de Relações Institucionais recém-empossado e membro da Unidade Classista/PCB.

Assim, trata-se de uma vitória a ser comemorada, dado o papel de vanguarda do Sindipetro-RJ na defesa dos trabalhadores petroleiros, na campanha “O Petróleo tem que ser nosso”, na luta por uma Petrobrás 100% estatal e em suas inúmeras demonstrações de solidariedade aos movimentos sociais.