A vitória do povo peruano é uma vitória do povo da América Latina

A vitória de Ollanta Umala significa o avanço das forças progressistas na região, uma clara consequência do colapso de um modelo em crise que as massas da América Latina não são mais capazes de continuar suportando. A crise mundial resultante de um paradigma ultrapassado ditado pelo imperialismo capitalista dos EUA, cuja economia tem fissuras intransponíveis, juntamente com a conscientização cada vez maior de nossos povos, vislumbra a consolidação da autonomia regional tão postergada para a nossa América Latina, cuja história de séculos, foi marcada pela subjugação às potencias hegemônicas, e agora, nestes tempos de mudanças, inicia-se finalmente um caminho rumo à verdadeira independência.

Portanto, acreditamos que esta vitória do povo peruano, enquanto consolidação dos projetos alternativos da região, enfraquece o eixo conservador a serviço de interesses imperiais do norte, que nesta inversão histórica, vai sucumbir a uma progressiva extinção.

Sem dúvida, este processo de colapso da hegemonia capitalista imperial, provoca o desespero de setores conservadores, cujos porta-vozes encrustados nos meios de comunicação, desesperadamente tentam desacreditar o novo governo da nova América Latina, com a intenção de frear o curso inexorável de libertação dos nossos povos. Felizmente a história não para, e estes expoentes anacrônicos, em pouco tempo, não serão mais do que peças de museu, de um passado sombrio definitivamente enterrado.

VIVA O POVO PERUANO!

VIVA A AMÉRICA LATINA UNIDA!

Assunção, 06 de junho de 2011

*Partido Comunista Paraguaio

Fonte: http://www.pcparaguay.org/

Traduzido por Dario da Silva.

Categoria