Homenagem a Agostinho Neto em lugar onde se proclamou a independência de Angola

imagemA VII edição do FestiNeto, em homenagem ao primeiro presidente angolano Antonio Agostinho Neto, começou no dia 15/09, no palco onde se proclamou a independência do país há quase 42 anos.

María Eugenia Neto, a viúva do Herói Nacional e presidenta da Fundação Antonio Agostinho Neto, destacou que o parque da Independência – sede até o domingo da feira – tem memória e dela brotará o futuro.

“É a primeira vez que o organizamos aqui”, expôs María Eugenia ao recordar que Neto proclamou a soberania do país na noite do 11 de novembro de 1975 a uns passos do parque.

“Esperamos que seja conseguida a exposição de todo tipo de cultura”, acrescentou em alusão ao programa de ações que inclui apresentações de livros, de grupos de dança e a venda de artesanatos como parte das celebrações pelos 95 anos do nascimento do pai da pátria angolana.

A embaixadora da Namibia aqui, Claudia Uushona, qualificou de gratificante o fato de os jovens poderem conhecer do passado, dos sacrifícios de seus povos para conseguir a libertação.

O conselheiro da embaixada de Havana em Luanda, Ernesto Purgarón, destacou as diversas facetas do médico, poeta e estadista, além de seu gênio diplomático.

No dia 16/09 houve uma apresentação internacional de gastronomia e cultura, na qual participaram duas dezenas de embaixadas, cujos representantes exibiram o melhor de seu culinária em sessões de degustação, com apresentação de trajes típicos e outras manifestações típicas de seus países.

Haverá ainda competições esportivas. Espera-se, para o dia 29, a entrega do prêmio literário Sagrada Esperança, que acontecerá no Memorial Doutor Antonio Agostinho Neto.

Agostinho Neto morreu em 10 de setembro de 1979 em Moscou, quando era submetido a uma operação cirúrgica. Sua morte provocou uma onda de dor entre os angolanos, que, menos de quatro anos antes, haviam conquistado a independência de Portugal.

Ilustração: Monumento à Agostinho Neto em Luanda. Foto: wilsonbentos/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

http://prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=10862&SEO=homenagem-a-neto-em-lugar-onde-se-proclamou-a-independencia-de-angola