Cuba recusa na ONU manipulação do tema dos direitos humanos

imagemGenebra, 21 set (Prensa Latina)

Na sede da ONU em Genebra, Pedro Luis Pedroso, embaixador de Cuba, recusou a manipulação com fins políticos e o discurso com dois pesos e duas medidas no tratamento do tema dos direitos humanos.

Ao intervir no 36º período de sessões do Conselho de Direitos Humanos, o diplomata questionou se “serão talvez a politização, os dois pesos e duas medidas, a seletividade e as más práticas que acabarão impondo os trabalhos do Conselho?”, para depois agregar que “muitos esperamos que não seja assim”.

De acordo com um comunicado da missão de Havana em Genebra, Pedroso assinalou que “vários países continuam tentando se erigir como paradigmas da promoção e da proteção dos direitos humanos e utilizam este e outros temas da Agenda para criticar outros países, enquanto nos seus próprios territórios a xenofobia, o racismo e a intolerância aumentam a níveis altamente preocupantes”.

Questionou ainda a seriedade das supostas preocupações dos EUA quanto aos direitos humanos em países do Sul, “quando promovem guerras e intervenções contra estes e depois ignoram o sofrimento que causaram com estas ações aos cidadãos cujos direitos supostamente procuram melhorar”.

Depois de recusar a manipulação do tema dos direitos humanos, sustentou que “as acusações contra o meu país feitas pelo representante dos Estados Unidos, além de infundadas, são incongruentes com a necessidade de propiciar um debate objetivo, não ideológico nem discriminatório sobre a problemática dos direitos humanos”.

O embaixador enfatizou que a dita declaração, centrada nas supostas violações de outros países, “pretende que todos ignoremos as violações de direitos humanos que ocorrem em seu território e a profunda preocupação internacional provocada pela linguagem de exclusão que aflora naquele país”.

cgm/oda/lmg/gdc/

http://prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=10935&SEO=cuba-recusa-na-onu-manipulacao-do-tema-dos-direitos-humanos

Categoria
Tag