25 anos do massacre do Carandiru: como isso tem a ver com a redução da maioridade penal?

por Jornalistas Livres

Há 25 anos acontecia o maior massacre da história dos presídios brasileiros, na penitenciária do Carandiru, na zona norte da capital paulista. Foram 111 detentos mortos durante uma operação policial para reprimir uma rebelião no Pavilhão 9 do estabelecimento.

O que se vê, desde então, é uma Política de Segurança Pública irresponsável que aposta cada vez maior no superencarceramento, assim como na violência contra detentos. Em 2016, foram 400 mortes violentas nas prisões brasileiras. Em 2017, apenas nas duas primeiras semanas de janeiro, foram 137 vidas.

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, com um aumento na população carcerária de 267,32% nos últimos quatorze anos. Segundo o estudo do Depen, 61,6% dos presos são pessoas negras. O sistema ainda está com 161% de sua capacidade ocupada, o que significa que, em celas concebidas para custodiar 10 pessoas, há em média 16, de acordo com o Ministério da Justiça. Isso só mostra como prender não resolve absolutamente nada.

https://jornalistaslivres.org/2017/10/25-anos-do-massacre-do-carandiru-como-isso-tem-ver-com-reducao-da-maioridade-penal/