Mészáros, uma teoria social para a revolução mundial

imagemÉ com pesar que o Partido Comunista Brasileiro (PCB) recebe a informação do falecimento de István Mészáros, filósofo marxista, intelectual do campo do trabalho e da bandeira vermelha, combatente sem trégua da luta contra a barbárie e pelo socialismo.

Trata-se de um militante da batalha das ideias que sempre teve compromisso político indelével com os trabalhadores e seus projetos revolucionários. Mészáros nasceu em 1930, na Hungria, no ambiente de uma família de trabalhadores. Foi operário e, após o fim da Segunda Guerra Mundial, começou seus estudos para, hoje, se transformar no principal filósofo marxista do tempo presente.

Foi assistente de György Lukács no mundo acadêmico húngaro. Após contradições da democracia popular nesse país, mudou-se para a Itália, onde começou a carreira docente, passando pela Escócia, Canadá e depois se estabeleceu na Inglaterra, onde se aposentou como Professor Emérito.

Mészáros teve uma vida acadêmica rica e coerente com o projeto da classe que escolheu, para combater o capitalismo e a burguesia, o proletariado. Os trabalhadores organizados, hoje, reconhecem que a teoria social marxista elaborada por ele é uma contribuição para a revolução mundial.

O Brasil se tornou um país onde as reflexões de Mészáros encontraram um campo fértil. A melhor comprovação disso é a publicação do conjunto da sua obra, inicialmente pela Editora Ensaio e, depois, pela Boitempo. E, para além da sua presença no mundo acadêmico, há o reconhecimento de movimentos populares e de trabalhadores ao conjunto da teoria que construiu para armar a classe trabalhadora com a teoria necessária para a revolução no Brasil e no mundo.

István Mészáros, presente! Hoje e sempre!

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)