Temer entregará aos EUA base militar de Alcântara

imagemO presidente Michel Temer entregará nos próximos dias a base militar espacial de Alcântara aos patrocinadores do golpe de Estado no país, o governo de Washington, conforme denunciou o jornalista Fernando Rosa.

O acordo, dizem, já está ajustado com os Estados Unidos e sob as condições impostas por eles, “consolidando um vergonhoso gesto de traição aos interesses nacionais”, destacou o editor do blog Senhor X em um comentário publicado nesta terça-feira sob o título O beijo dos Judas.

Rosa, um especialista em temas de geopolítica, recordou que, no próximo mês de novembro, o governo Temer patrocinará a realização na Amazônia de uns exercícios militares conjuntos com a participação dos Estados Unidos, Colômbia e Peru.

Com um explícito interesse nesse tema e, após quase um ano sem dar atenção aos golpistas, o governante estadunidense Donald Trump recebeu Temer e os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Peru, Pablo Kuczynski, em um jantar na Casa Branca, afirmou.

Advertiu também que, sob o disfarce de “exercícios humanitários”, os Estados Unidos avançam em seus planos de implantação de bases militares na Amazônia, como já o fez no Peru.

“Mais que olhar para a Venezuela e suas reservas de petróleo, a ação aposta em ocupar militarmente Brasil e a América do Sul”, denunciou.

Em seu artigo, Rosa citou recentes declarações do ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, que declarou que “a presença de forças extrarregionais, entendidas como não sul-americanas, em exercícios militares sempre foi vista com bem fundamentada cautela, senão com desconfiança, por nossas Forças Armadas”.

A precaução, no entanto, parece ter sido abandonada pelo general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional do Brasil, rendido à superada tese do fracassado mundo unipolar sob o comando dos Estados Unidos, considerou.

Contrário às pretensões golpistas, concluiu o especialista, o Brasil precisa afirmar sua soberania e isso não se consegue comprometendo o território nacional e as fronteiras, ou entregando o patrimônio público.

lma/mpm/bj

http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=11382&SEO=temer-entregara-aos-eua-base-militar-de-alcantara-denunciam