Violeta Parra

Violeta ParraNo centenário do nascimento de Violeta Parra, o Esquerda.net procura dar a conhecer a vida e a obra musical daquela que é um símbolo maior da música popular do Chile. Dossiê organizado por Ana Cansado.

O dossier conta com uma biografia, Violeta Parra, referência da música e da arte chilena, que acompanha também a vida familiar, as paixões e as viagens da artista.

Para nos auxiliar nesta descoberta pedimos um testemunho (Violeta: um grito musical de insubmissão e rebeldia universal) a Roberto Santandreu, fotógrafo e artista chileno que vive em Portugal e a Manuela Góis, ativista feminista: Gracias Violeta Parra que nos has dado tanto!

No artigo discografia procuramos através de pequenos vídeos dar a conhecer o percurso musical de Violeta Parra. Em Gracias a la vida apresentamos algumas interpretações de uma das suas canções mais conhecidas, no que é sem dúvida um modo de homenagear a própria Violeta, que se dedicou à recolha e à partilha da música chilena. A fechar, republicamos o artigo Violeta Parra nasceu há 100 anos, publicado no dia 4 de outubro, e que assinalou o centenário.

Acesse o Dossiê: Dossier 276: Violeta Parra

http://www.esquerda.net/dossier/violeta-parra/51290