Piedad Córdoba: Não há vontade para a paz na Colômbia neste momento

A defensora dos direitos humanos declarou que o Governo de Juan Manuel Santos busca uma vitória militar no conflito interno, onde as autoridades “estão dando um tempo para lograr matar o secretariado das FARC”.

A líder do coletivo Colombianos e Colombianas pela paz, Piedad Córdoba, considerou nesta quarta-feira que na Colômbia não existe “neste momento uma vontade que trilhe a via da aproximação com a paz”. De fato os últimos episódios do conflito armado interno de seu país dão conta de um recrudescimento do mesmo.

A dirigente defensora dos direitos humanos chegou a esta conclusão durante uma entrevista para A Rádio do Sul, onde avaliou as últimas ações armadas da guerrilha, “com os golpes que receberam em várias regiões do país” e a ofensiva ordenada pelo Governo do presidente Juan Manuel Santos, que busca “uma vitória militar, que serviria para as medalhas de alguns generais, apesar de que há tantos mortos e tanta pobreza na Colômbia”.

Córdoba estimou que as atuais autoridades colombianas “estão dando um tempo para lograr matar o secretariado das FARC, e já não sei então com quem fariam a paz, ou seja, quais seriam os acordos”, disse.

Neste sentido, estimou que se atualmente em seu país se impulsionam algumas reformas importantes, estas “não são nem definitivas nem profundas”.

A ex-legisladora mencionou que com o impulso de tais reformas parece aplicar-se na Colômbia uma espécie de “manual de operação” similar à atual situação de Honduras, onde se logrou o regresso do ex-presidente Manuel Zelaya através do Acordo de Cartagena.

“Não há garantias”, indicou Córdoba, em referência à prisão do ex-ministro da Presidência de Zelaya, Enrique Flores Lanza, além da soltura de pessoas e ameaças que constituem um ultraje aos propósitos desse pacto.

Destacou que em Honduras foi aprovada uma Lei de Inteligência e Contrainteligência “que é exatamente igual” à que se discute este ano no Parlamento colombiano, que no seu parecer “legalizaria muito do que foi toda a perseguição e a intromissão”.

Fonte: http://carloslozanoguillen.blogspot.com/2011/07/piedad-cordoba-no-hay-voluntad-para-la.html